CNBC
US President Donald Trump boards Air Force One at Joint Base Andrews, Maryland on August 15, 2025, as he heads to Alaska to meet with Russian President. US President Donald Trump departed Washington en route to Alaska Friday for a high-risk summit with his Russian counterpart Vladimir Putin that could prove decisive for the future of Ukraine.

CNBCTrump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam

Mundo

Primeiro-ministro do Catar diz que ataque do Irã a base dos EUA é “inaceitável”

Publicado 24/06/2025 • 11:32 | Atualizado há 2 meses

AFP

KEY POINTS

  • O primeiro-ministro do Catar declarou nesta terça-feira (24) que os ataques com mísseis do Irã contra a base dos Estados Unidos em solo catariano representam um ato "inaceitável" contra o país.
  • "O ataque ao Estado do Catar é um ato inaceitável, especialmente considerando que o Estado do Catar tem feito grandes esforços diplomáticos para promover a redução das tensões", disse Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al-Thani a jornalistas.
  • O ministro das Relações Exteriores do Irã afirmou que o ataque de seu país a uma base aérea dos Estados Unidos no Catar não foi dirigido ao vizinho do Golfo, mas sim um ato de "autodefesa" após ataques americanos a instalações nucleares.
Imagem de arquivo. 2 de junho de 2025. O Sheik Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al Thani , primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, participou da 164ª sessão do Conselho Ministerial.

IMAGO/APAimages via Reuters Connect

Imagem de arquivo. 2 de junho de 2025. O Sheik Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al Thani , primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, participou da 164ª sessão do Conselho Ministerial.

O primeiro-ministro do Catar declarou nesta terça-feira (24) que os ataques com mísseis do Irã contra a base dos Estados Unidos em solo catariano representam um ato “inaceitável” contra o país.

“O ataque ao Estado do Catar é um ato inaceitável, especialmente considerando que o Estado do Catar tem feito grandes esforços diplomáticos para promover a redução das tensões”, disse Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al-Thani a jornalistas.

Leia também:

Catar reabre espaço aéreo após ataque do Irã a base dos EUA

Base militar dos EUA é atingida por mísseis do Irã; Catar diz que “se reserva direito de responder diretamente”

Petróleo cai mais de 7% após ataque iraniano à base dos EUA no Catar não deixar vítimas

Irã diz que ataque “não foi uma ação” contra Doha

O ministro das Relações Exteriores do Irã afirmou que o ataque de seu país a uma base aérea dos Estados Unidos no Catar não foi dirigido ao vizinho do Golfo, mas sim um ato de “autodefesa” após ataques americanos a instalações nucleares.

“A operação com mísseis realizada pelas Forças Armadas iranianas contra a base de Al-Udeid foi conduzida no âmbito do legítimo direito do Irã à autodefesa”, disse Araghchi em uma ligação telefônica com seu homólogo catariano, xeique Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al-Thani.

O ataque iraniano “não deve, de forma alguma, ser interpretado como uma ação contra o governo amigo e irmão do Catar”, afirmou, segundo comunicado de seu ministério.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo