CNBC
Segundo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, bens do acordo comercial USMCA estarão fora da tarifação por um mês

CNBCLutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude

Brasil

Excesso de jargão atrapalha a comunicação no trabalho, alerta especialista

Publicado 25/06/2025 • 14:07 | Atualizado há 2 meses

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Para se tornar um comunicador mais memorável, McGowan recomenda priorizar a linguagem natural e o uso da voz ativa. Em vez de dizer “as vendas mantiveram trajetória ascendente”, prefira “as vendas aumentaram”.
  • Outro conselho é gravar-se fazendo uma apresentação com base apenas em um esboço do conteúdo. Depois, transcreva o áudio, corrija eventuais erros, mas mantenha o tom e o estilo de fala.
  • O silêncio, quando bem usado, também pode ser um aliado. Pesquisas sugerem que pausas estratégicas transmitem confiança e podem tornar o comunicador mais impactante. Já o excesso de comentários ou tentativas de preencher espaços vazios pode passar a impressão oposta.
Entrevista de emprego

Pexels

“Pessoas que se expressam de forma excessivamente corporativa geralmente não criam conexão com os outros”, afirma McGowan, autor do livro Speak, Memorably: The Art of Captivating an Audience

A maioria das pessoas comete um erro recorrente ao se comunicar no ambiente profissional: exagerar no uso de jargões corporativos. A avaliação é do consultor de oratória Bill McGowan, que já treinou nomes como Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e Kim Kardashian.

Segundo ele, termos como “fortalecer a colaboração multifuncional” em vez de simplesmente “trabalhar em equipe” soam artificiais e dificultam a compreensão.

“Pessoas que se expressam de forma excessivamente corporativa geralmente não criam conexão com os outros”, afirma McGowan, autor do livro Speak, Memorably: The Art of Captivating an Audience.

Esse estilo, segundo o especialista, também atrapalha apresentações e discursos. Palavras rebuscadas e frases complexas não enriquecem a mensagem — pelo contrário, tornam o conteúdo menos acessível. “Um dos maiores erros é começar escrevendo no computador. Quando se escreve para ser lido, o texto tende a ser mais longo e prosaico. Mas não é assim que falamos no dia a dia”, observa.

Comunicação clara é mais eficaz

Para se tornar um comunicador mais memorável, McGowan recomenda priorizar a linguagem natural e o uso da voz ativa. Em vez de dizer “as vendas mantiveram trajetória ascendente”, prefira “as vendas aumentaram”.

Outro conselho é gravar-se fazendo uma apresentação com base apenas em um esboço do conteúdo. Depois, transcreva o áudio, corrija eventuais erros, mas mantenha o tom e o estilo de fala. A técnica ajuda a tornar o discurso mais espontâneo e próximo da linguagem oral.

O silêncio, quando bem usado, também pode ser um aliado. Pesquisas sugerem que pausas estratégicas transmitem confiança e podem tornar o comunicador mais impactante. Já o excesso de comentários ou tentativas de preencher espaços vazios pode passar a impressão oposta.

“O segredo está em soar como você realmente fala — com clareza, objetividade e naturalidade”, resume McGowan.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Brasil