CNBC
Segundo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, bens do acordo comercial USMCA estarão fora da tarifação por um mês

CNBCLutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude

Mundo

“Se a inflação seguir controlada, há espaço para cortar juros nos EUA”, diz presidente do Fed de Chicago

Publicado 26/06/2025 • 12:12 | Atualizado há 2 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou nesta quinta-feira (26) que a economia dos Estados Unidos mantém um mercado de trabalho forte e estável, sem sinais relevantes de deterioração.
  • Segundo ele, os dados atuais não indicam piora no mercado de trabalho, o que, tradicionalmente, poderia sinalizar um ciclo econômico de retração.

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou nesta quinta-feira (26) que a economia dos Estados Unidos mantém um mercado de trabalho forte e estável, sem sinais relevantes de deterioração. A avaliação foi feita em meio a um cenário de tensão comercial e indefinição sobre os próximos passos da política monetária americana.

“Se esse cenário se mantiver, há espaço para cair bem a taxa de juros nos Estados Unidos”, disse Goolsbee, ao comentar sobre a possibilidade de cortes na taxa básica caso a inflação siga no caminho de volta para a meta de 2% ao ano.

Segundo ele, os dados atuais não indicam piora no mercado de trabalho, o que, tradicionalmente, poderia sinalizar um ciclo econômico de retração. “Não tem nenhum dado do mercado de trabalho que mostre que de alguma maneira a situação do emprego está piorando nos Estados Unidos”, afirmou.

Leia também:

Mudanças nas previsões refletem, em parte, efeitos da política comercial, diz presidente do Fed

Powell enfatiza a obrigação do Fed de prevenir o “problema de inflação contínua”, apesar das críticas de Trump

Inflação e tarifas no foco

O dirigente destacou que o Federal Reserve enfrenta atualmente o desafio de equilibrar a manutenção do emprego com o controle da inflação, missão prevista no mandato duplo do banco central americano. Ele ressaltou que, mesmo com a economia aquecida, o comportamento dos preços tem mostrado sinais de estabilidade em segmentos como serviços e moradia.

Goolsbee também alertou para os riscos embutidos nas tarifas comerciais e eventuais retaliações internacionais. De acordo com ele, esse fator pode pressionar os preços no futuro, dificultando a redução dos juros. “Esse cenário benigno deve se materializar se as tarifas continuarem num patamar razoável e se os Estados Unidos não sofrerem muita retaliação de outros mercados”, afirmou.

O presidente do Fed de Chicago comentou ainda a posição de Christopher Waller, diretor do banco central alinhado ao ex-presidente Donald Trump. Waller defendeu recentemente que o impacto inflacionário das tarifas seria limitado e pontual.

Sobre isso, Goolsbee ponderou: “Uma tarifa aplicada uma única vez pode ter um impacto transitório, mas é preciso cautela. Durante a pandemia, muitos acreditaram que os aumentos de preços seriam passageiros, mas a inflação durou mais do que se imaginava”.

Expectativa por novos dados e cenário político

O dirigente indicou que o Federal Reserve deverá manter a postura de cautela nas próximas reuniões, aguardando os desdobramentos das tensões comerciais e políticas antes de definir os próximos passos sobre juros. Goolsbee reforçou a importância da independência do banco central e afirmou esperar que pressões políticas não interfiram nas decisões da instituição.

“As economias funcionam melhor quando o banco central atua de forma independente”, declarou, em resposta a questionamento sobre a influência do governo Trump sobre o Fed. Ele concluiu que, sem a guerra tarifária e a incerteza política, a autoridade monetária já poderia ter iniciado o ciclo de cortes de juros.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo