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Xiaomi desafia Tesla com SUV elétrico YU7 mais barato e com maior autonomia
Publicado 26/06/2025 • 13:30 | Atualizado há 4 meses
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Publicado 26/06/2025 • 13:30 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Antes do anúncio oficial, um relatório do Citi estimava que o YU7 custaria entre 250.000 e 320.000 yuans (US$ 34.800 a US$ 44.590)
Divulgação/Xiaomi
A gigante chinesa de smartphones Xiaomi está mirando diretamente na rival Tesla com o lançamento de seu novo SUV elétrico de luxo, o YU7, anunciado nesta quinta-feira (26).
O modelo terá preço inicial de 253.500 yuans (cerca de US$ 35.322), segundo o CEO Lei Jun — 10.000 yuans mais barato que o Model Y da Tesla, atualmente vendido a partir de 263.500 yuans na China.
Antes do anúncio oficial, um relatório do Citi estimava que o YU7 custaria entre 250.000 e 320.000 yuans (US$ 34.800 a US$ 44.590), com vendas mensais projetadas em cerca de 30.000 unidades. Com ritmo acelerado, a projeção é de vendas anuais entre 300.000 e 360.000 unidades.
O sedã SU7, lançado pela Xiaomi no ano passado, também teve preço competitivo em relação ao Model 3 da Tesla.
Lei Jun destacou que o YU7 supera o Model Y em diversas métricas, com exceção da assistência ao motorista — área em que a Tesla ainda lidera. O modelo da Xiaomi vem equipado com sistema de assistência alimentado pelo chip Thor, da Nvidia. As pré-vendas começaram às 22h de quinta-feira, e as entregas estão previstas para ocorrer entre uma e cinco semanas após o pedido.
Apenas três minutos após o início das pré-vendas, a Xiaomi informou ter recebido mais de 200.000 pedidos.
Revelado oficialmente no final de maio, o YU7 foi anunciado inicialmente para julho e chega em meio a uma acirrada guerra de preços no setor de carros elétricos na China.
O SUV promete uma autonomia de até 760 quilômetros com uma única carga — superior aos 719 quilômetros do Model Y com bateria de longo alcance. A autonomia é considerada um diferencial importante para consumidores preocupados com a necessidade de recarga frequente.
Durante o evento de lançamento, a Xiaomi também apresentou recursos de inteligência artificial integrados ao veículo, como controle por gestos para trocar de música ou comandos para localizar o carro via smartphone. O YU7 ainda oferece compatibilidade com Apple CarPlay e Apple Music.
Além do SUV, a Xiaomi lançou outros produtos, incluindo seus aguardados óculos inteligentes com inteligência artificial — concorrentes diretos dos Ray-Ban Meta Smart Glasses.
Os óculos da Xiaomi contam com recursos como ajuste automático da tonalidade das lentes, leitura de QR codes para pagamentos, fotos e vídeos integrados, e capacidades interativas de IA para identificar objetos, traduzir textos e mais.
Os dispositivos têm preço inicial de 1.999 yuans (cerca de US$ 279) e, segundo a empresa, não há planos imediatos para vendê-los fora da China. A versão da Meta, vale lembrar, não é vendida oficialmente no país.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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