Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump anuncia acordo comercial com o Vietnã e tarifa de 20% sobre suas importações para os EUA
Publicado 02/07/2025 • 11:56 | Atualizado há 7 meses
Governador de Minnesota pede a Trump suspensão de operações do ICE após mais uma morte
Musk: robotaxis da Tesla estarão por toda parte nos EUA até o fim do ano
Ex-integrante do governo Trump quer construir megadatacenter na Groenlândia; o plano vai dar certo?
Databricks reforça o caixa com R$ 9,5 bi e prepara o terreno para IPO histórico
Como Irã consegue influenciar preços de petróleo mesmo sem ser um grande produtor?
Publicado 02/07/2025 • 11:56 | Atualizado há 7 meses
Hanoi é a capital do Vietnã.
Unsplash
O presidente Donald Trump disse na quarta-feira que os Estados Unidos fecharam um acordo comercial com o Vietnã que inclui uma tarifa de 20% sobre as importações do país do sudeste asiático para os EUA.
O anúncio de Trump no Truth Social disse que o acordo dará aos EUA acesso livre de tarifas aos mercados do Vietnã.
O Vietnã também concordou que os produtos seriam cobrados com uma tarifa de 40% se fossem originários de outro país e transferidos para o Vietnã para embarque final aos Estados Unidos.
O processo, conhecido como transbordo, é usado para contornar barreiras comerciais. A China, um dos principais exportadores para os EUA, teria usado o Vietnã como um centro de transbordo.
O acordo foi revelado menos de uma semana antes do término de uma pausa de 90 dias em muitas das chamadas tarifas recíprocas de Trump, o que elevou as taxas dos EUA sobre importações de dezenas de países.
Sob esse esquema comercial protecionista, as importações vietnamitas para os EUA estavam sujeitas a uma tarifa geral de 46%.
Leia a publicação completa de Trump:
É uma grande honra anunciar que acabo de fechar um acordo comercial com a República Socialista do Vietnã, após conversar com To Lam, o respeitado Secretário-Geral do Partido Comunista do Vietnã. Será um grande acordo de cooperação entre nossos dois países. Os termos são que o Vietnã pagará aos Estados Unidos uma tarifa de 20% sobre todas as mercadorias enviadas para o nosso território e uma tarifa de 40% sobre qualquer transbordo. Em troca, o Vietnã fará algo nunca feito antes: dará aos Estados Unidos da América ACESSO TOTAL aos seus mercados comerciais. Em outras palavras, eles “ABRIRÃO SEU MERCADO PARA OS ESTADOS UNIDOS”, o que significa que poderemos vender nossos produtos para o Vietnã com tarifa ZERO. Na minha opinião, o SUV, ou, como às vezes é chamado, o Veículo de Motor Grande, que tem um desempenho tão bom nos Estados Unidos, será uma adição maravilhosa às diversas linhas de produtos no Vietnã. Lidar com o Secretário-Geral To Lam, o que fiz pessoalmente, foi um prazer absoluto. Obrigado pela sua atenção a este assunto!
Trump sinalizou que poderá ignorar ou revisar o prazo iminente para o aumento repentino das tarifas recíprocas. A pausa de 90 dias, que reduziu as tarifas sobre quase todos os outros países para uma alíquota fixa de 10%, foi imposta no início de abril para dar aos países um respiro enquanto negociavam acordos com os EUA.
Com o prazo se aproximando, o governo Trump apenas fechou acordos comerciais revisados com a China e o Reino Unido, embora tenha dito repetidamente que os EUA estão próximos de fechar acordos com vários outros países.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Aniversário de São Paulo tem final da Copinha no Pacaembu às 11h; saiba mais
3
Aniversário de São Paulo: conheça 4 experiências para celebrar os 472 anos da cidade
4
Copinha: veja os craques revelados que renderam cifras milionárias aos finalistas
5
Grêmio inova e lança venda de pacotes de ingressos ‘modelo europeu’ no Brasil