CNBC

CNBC Trump anuncia tarifas de 25% para Japão e Coreia do Sul

Mundo

CNBC Daily Open: Elon Musk, fundador de empresas e partidos políticos

Publicado 07/07/2025 • 07:40 | Atualizado há 9 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • As tarifas entrarão em vigor em 1º de agosto. Os países alinhados ao BRICS enfrentarão tarifas mais altas.
  • Os mercados futuros de ações dos EUA caíram e os mercados asiáticos caíram na segunda-feira (7)
  • Membros da OPEP+ concordam em aumentar a produção de petróleo.
  • Elon Musk forma um novo partido político.
  • Os bancos europeus podem não manter o ritmo.

O chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), Elon Musk, durante uma reunião de gabinete na Casa Branca, em Washington, nesta quarta-feira, 30 de abril de 2025.

EVAN VUCCI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Quando perdem alguém importante, a maioria dos homens realmente se torna um “DESASTRE”. Então, eles juntam os cacos de suas vidas e começam a viver novamente — cuidando da aparência, indo à academia e descobrindo novos hobbies.

O que o homem mais rico do mundo faz? Ele cria um partido político.

No último fim de semana, enquanto os Estados Unidos celebravam sua independência dos britânicos em 1776, Elon Musk consagrou sua soberania do presidente americano Donald Trump ao estabelecer o criativamente chamado “Partido Americano”.

Poucos detalhes foram revelados, mas Musk disse que o partido se concentrará em “apenas 2 ou 3 cadeiras no Senado e 8 a 10 distritos na Câmara” e terá discussões legislativas ” com ambos os partidos” — referindo-se aos Partidos Democrata e Republicano dos EUA.

Pode ser mais fácil realizar o sonho de Musk de colonizar Marte do que fazer a ponte política no governo dos EUA hoje.

Para ser justo, alguma reflexão parecia estar por trás da iniciativa. Musk decidiu formar o partido após realizar uma pesquisa no X, na qual 65,4% dos entrevistados votaram a favor.

Pessoal, aqui está a democracia direta — e a poderosa motivação pós-separação — em ação.

 — Erin Doherty, da CNBC, contribuiu para esta reportagem.

O que você precisa saber hoje?

Trump confirma que as tarifas entrarão em vigor em 1º de agosto. Embora seja mais uma prorrogação, as tarifas podem retornar aos níveis de abril para países sem acordos. Além disso, Trump anunciou no domingo uma tarifa adicional de 10% para países que se alinhem ao bloco BRICS.

Os futuros de ações dos EUA caíram na manhã de segunda-feira nos Estados Unidos. Os investidores estavam preocupados com outro anúncio espinhoso de tarifas. Os mercados da Ásia-Pacífico caíram principalmente com a notícia durante o pregão de segunda-feira. A Kospi, da Coreia do Sul, foi uma das poucas a registrar ganhos.

Membros da OPEP+ aumentarão a produção de petróleo. Oito membros da aliança concordaram no sábado em aumentar sua produção coletiva de petróleo bruto em 548.000 barris por dia, cerca de 100.000 a mais do que o esperado.

Elon Musk cria um novo partido político. No sábado, o homem mais rico do mundo anunciou a criação de um novo partido político nos EUA, chamado “Partido Americano”. Em resposta, Trump ridicularizou Musk por ter “saído dos trilhos” na noite de domingo nos Estados Unidos.

Os bancos europeus podem não manter o ritmo. Apesar de superarem quase todos os outros setores nos mercados europeus — graças aos ganhos do setor de banco de investimento e ao aumento das negociações —, analistas alertam que as ações bancárias podem ter pouca valorização no segundo semestre.

E finalmente…

O boom de trilhões de dólares do crédito privado está alimentando alertas sobre um contágio financeiro oculto

Antes um nicho de mercado voltado para tomadores de empréstimos de médio porte — ou empresas que se situam entre pequenas e grandes corporações, normalmente mal atendidas pelos bancos tradicionais —, o crédito privado cresceu e se tornou uma indústria de US$ 1,7 trilhão. Atualmente, é um importante motor de financiamento por trás de negócios de private equity, financiamento baseado em ativos e até mesmo carteiras de investidores de varejo.

Alguns alertam que o boom, se não for controlado, pode se transformar na próxima fonte de risco sistêmico.

-Lee Ying Shan

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo