CNBC
Sede global da Nvidia em Santa Clara, na Califórina, Estados Unidos

CNBC Nvidia alcança US$ 4 trilhões em valor de mercado; Dow Jones se recupera após 2 dias de perdas

Mundo

Conselheiro da Casa Branca critica Powell e elogia política econômica de Trump

Publicado 08/07/2025 • 21:39 | Atualizado há 15 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • Peter Navarro acusa Jerome Powell de agir como “partidário” à frente do Federal Reserve, questionando a capacidade de manter a independência do banco central sob sua liderança e sugerindo que membros mais “inteligentes” do Conselho deveriam questionar essa hegemonia.
  • Segundo Navarro, os níveis atuais de juros freiam o crescimento econômico, reduzindo de 0,25% a 0,50% do PIB — o equivalente a 500 000–750 000 empregos não criados e a um aumento de ao menos US$ 150 bilhões no déficit fiscal — o que justificaria cortes de, pelo menos, 50 pontos-base.
  • Em contraponto às administrações anteriores, o conselheiro elogia a “Trumpnomics” por prometer crescimento mais rápido que os governos Obama e Biden sem gerar inflação descontrolada, focando na queda das expectativas inflacionárias de consumidores e trabalhadores como sinal de vitória nessa batalha.

O conselheiro comercial da Casa Branca, Peter Navarro, criticou novamente o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, enquanto elogiava a política econômica de Donald Trump. Em entrevista à Fox Business nesta terça-feira (8), Navarro destacou que a política comercial republicana “está indo muito bem”, com acordos cobrindo quase noventa por cento do déficit comercial.

Navarro acusou Powell de parcialidade, afirmando que “todos são partidários e o presidente do Fed, Powell, também é um”. Ele observou que, embora a independência de um banco central seja “ótima”, é difícil de ser executada sob o “partidarismo” de Powell. E questionou: “Temos um Fed partidário com o Powell. Temos pessoas inteligentes naquele Conselho. Por que eles deixam Powell liderá-los?”

Leia também

Trump volta a atacar Powell e diz que presidente do Fed deveria renunciar

Powell confirma que Fed teria reduzido taxas se não fossem as tarifas

Bessent cobra corte de juros do Fed e fala em início de discussões sobre sucessor de Powell

De acordo com Navarro, as atuais taxas de juros são responsáveis por perdas no crescimento econômico, custando de 0,25% a 0,50% do PIB. Isso representa 500 mil a 750 mil empregos que não foram criados e um aumento de pelo menos $150 bilhões no déficit fiscal. Ele afirmou que os dados justificam uma redução dos juros em “pelo menos 50 pontos-base abaixo do nível atual”.

Comentando sobre a inflação, Navarro minimizou os riscos, afirmando que “o que estavam fora de controle eram as expectativas de inflação dos consumidores e dos trabalhadores, e não a inflação em si”. Ele acrescentou que, quando essas expectativas começam a cair, significa que a batalha contra a inflação está sendo vencida. Navarro também ressaltou: “Powell é um advogado, não um economista.”

Por fim, o conselheiro comercial reafirmou seu apoio às políticas econômicas de Trump, alegando que a “Trumpnomics tem a habilidade de fazer a economia americana crescer mais rápido que as políticas de Obama e de Biden e sem causar inflação”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo