CNBC
Trump confirma tarifa de 50% sobre o cobre a partir de 1º de agosto

CNBC Trump confirma tarifa de 50% sobre o cobre a partir de 1º de agosto

Mundo

Papel estratégico do cobre está ameaçado pelas tarifas de Trump

Publicado 09/07/2025 • 19:04 | Atualizado há 11 horas

AFP

KEY POINTS

  • A ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre as importações de cobre abalou os mercados do metal estratégico.

Unsplash

Fios de cobre

A ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre as importações de cobre abalou os mercados do metal estratégico. Os preços do cobre subiram quase 17% nas negociações em Nova York, atingindo a máxima recorde de US$ 5,73 por libra na terça-feira (8).

No entanto, houve ligeira queda na Bolsa de Metais de Londres. Diversos analistas afirmam que uma tarifa sobre o cobre poderia conter a demanda dos EUA, aumentando os custos de fornecimento, o que poderia exercer pressão para baixo sustentada sobre os preços fora dos Estados Unidos, já que a maior economia do mundo importa menos do metal.

A China é a principal produtora de cobre refinado, mas também é uma importadora líquida, o que limita sua capacidade de influenciar os mercados.

Leia mais
Novas tarifas impostas por Trump atingem setores estratégicos da indústria mundial
Mercados de ações globais estão desmascarando o blefe de Trump sobre tarifas

Principais usos

A demanda por cobre disparou nos últimos anos, à medida que o mundo transita para energias mais limpas. O metal é necessário para painéis solares, turbinas eólicas e baterias de veículos elétricos.

A Agência Internacional de Energia prevê que o consumo global de cobre aumentará em mais de um quarto, para 33 milhões de toneladas até 2035, ante 26 milhões em 2023.

“Os EUA, assim como a China e outras grandes economias, estão enfrentando uma demanda crescente por eletricidade — impulsionada pela eletrificação do transporte” e outras necessidades, como “o crescimento explosivo da IA”, disse Ole Hansen, analista do Saxo Bank, à AFP.

Mas também é usado em sistemas de armas, reforçando ainda mais seu papel como um “metal estratégico” à medida que os governos aumentam os gastos com defesa, observou Jason Schenker, analista da Prestige Economics.

Ameaça tarifária recorrente

Em fevereiro, Trump ordenou uma avaliação interna para verificar se as importações limitadas de cobre representavam uma ameaça à segurança nacional dos EUA.

Um mês depois, ele prometeu implementar tarifas sobre o cobre, refletindo as medidas que já havia tomado sobre metais-chave, como alumínio e aço.

As ameaças tarifárias iniciais de Trump elevaram o preço do cobre, à medida que os compradores americanos acumulavam reservas.

Ao taxar o cobre, Trump espera aumentar a produção americana do metal, que atualmente atende a menos da metade das necessidades do país.

De acordo com o banco de investimentos americano Morgan Stanley, as importações líquidas de cobre atenderam a 53% da demanda americana em 2024.

Aposta de Trump?

Hansen disse que a ameaça de Trump com tarifas sobre o cobre “não faz sentido, pois, na maioria das vezes, causa danos a si mesmo”.

Os EUA não têm capacidade para aumentar a produção “para substituir as importações do que eu chamaria de países amigos, como Chile e Peru”, disse ele.

A Casa Branca alertou que interrupções na produção estrangeira de cobre colocam em risco “a disponibilidade de cobre para as necessidades da defesa e da indústria dos EUA”.

“Isso me faz pensar se a tarifa será reduzida para 25% antes de ser efetivamente implementada”, disse Hansen, referindo-se à proposta de imposto sobre o cobre.

Este é o nível que os mercados esperavam antes do anúncio bombástico de Trump, esta semana, de uma tarifa planejada de 50%.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo