Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Alcolumbre e Motta reagem à tarifa dos EUA: “vamos proteger nossa economia e empregos”
Publicado 10/07/2025 • 17:46 | Atualizado há 11 horas
OpenAI vai lançar navegador próprio e desafiar domínio do Google Chrome
Nvidia alcança US$ 4 trilhões em valor de mercado e torna-se a empresa mais valiosa da história
Linda Yaccarino deixa o cargo de CEO do X, de Elon Musk
Trump diz que irá impor tarifas de 50% sobre cobre e 200% para produtos farmacêuticos
Samsung lança três novos smartphones dobráveis enquanto enfrenta rivais chineses
Publicado 10/07/2025 • 17:46 | Atualizado há 11 horas
KEY POINTS
A imposição de tarifas de 50% pelos Estados Unidos sobre exportações brasileiras gerou reação do Congresso Nacional nesta quinta-feira (10). Em nota conjunta, os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, defenderam uma resposta baseada no diálogo diplomático e nas relações comerciais.
Os líderes destacaram que o Parlamento acompanhará de perto os desdobramentos e mencionaram a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada anteriormente pelo Congresso como instrumento de proteção à soberania nacional.
Leia mais:
Segundo a nota, o Legislativo está preparado para atuar com “equilíbrio e firmeza” na defesa da economia, do setor produtivo e dos empregos no Brasil. A sinalização é de que o Congresso buscará soluções conjuntas com o Executivo para enfrentar o impacto da medida adotada pelo governo norte-americano. A legislação citada na manifestação permite que o Brasil adote medidas equivalentes sempre que houver ações consideradas prejudiciais por parte de parceiros comerciais.
A sobretaxa de 50% sobre os produtos brasileiros, imposta pelo governo Donald Trump, virou combustível para a disputa política entre governistas e oposicionistas. De um lado, petistas responsabilizam o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pela medida. Do outro, a oposição atribui a responsabilidade ao Supremo Tribunal Federal e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que o partido estuda pedir a cassação de Eduardo, que está nos Estados Unidos, onde atua em articulações com republicanos. Ele também responsabilizou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que publicou fotos com boné dos EUA nas redes sociais.
A ala bolsonarista, por sua vez, celebrou a decisão de Trump em plenário e disse que a medida é resposta à perseguição política e judicial contra Bolsonaro. Eduardo Bolsonaro publicou nota atribuindo a tarifa a ações do STF e à política externa do governo Lula, classificando-a como “tarifa Moraes”.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming
Mais lidas
Goldman Sachs: tarifa dos EUA contra o Brasil impacta Suzano e pressiona mercado de celulose
Tarifa de 50% é insustentável do ponto de vista econômico e político, diz Haddad
“Eu não tomo decisão com 39 graus de febre. Brasil vai usar canais da OMC e ouvir antes de decidir”, diz Lula sobre tarifas de Trump
Em jornais estrangeiros, Lula defende diplomacia e multilateralismo
Telefônica Brasil compra fatia da La Caisse na FiBrasil por R$ 850 milhões