CNBC
Sundar Pichai, CEO do Google, EUA, falando durante a sessão "An Insight, An Idea with Sundar Pichai" na Reunião Anual de 2018 do Fórum Econômico Mundial em Davos

CNBC Google fecha acordo de US$ 2,4 bilhões para reforçar equipe de IA com CEO da Windsurf

Tarifas do Trump

Tarifa de 50% dos EUA é “dramática” para micro e pequenas indústrias, alerta presidente do Simpi

Publicado 12/07/2025 • 16:15 | Atualizado há 12 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Joseph Curi, presidente do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria), classificou como “extremamente dramáticas” as consequências da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. 
  • Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC neste sábado (12), ele alertou que a medida afeta não só grandes empresas, mas também toda a cadeia de micro e pequenas indústrias ligadas à exportação.
  • Segundo Curi, empresas de menor porte enfrentam um impacto mais severo por não terem estrutura, capital de giro ou margem para mudanças logísticas e de custo.

Joseph Curi, presidente do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria), classificou como “extremamente dramáticas” as consequências da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. 

Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC neste sábado (12), ele alertou que a medida afeta não só grandes empresas, mas também toda a cadeia de micro e pequenas indústrias ligadas à exportação. “Essas medidas têm consequências profundas e se espalham por toda a economia, inclusive fornecedores e subfornecedores”, afirmou.

Leia também:

Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial

Rodrigo Loureiro: tarifa de Trump à União Europeia pegou líderes de surpresa

Ministro da Economia do México diz que país já está em negociação com EUA sobre tarifas

Segundo Curi, empresas de menor porte enfrentam um impacto mais severo por não terem estrutura, capital de giro ou margem para mudanças logísticas e de custo.

“Para elas, é dramático. Não têm escritórios internacionais, não têm como trocar navio por frete aéreo ou realocar a produção com rapidez. E, pior, não têm onde colocar essa produção nem conseguir empréstimo para cobrir o prejuízo”, explicou. Ele ainda ressaltou que muitos produtos já estão sendo cancelados por importadores norte-americanos.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump