Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lula convoca reunião no Alvorada para discutir resposta ao tarifaço de Trump e pode divulgar decreto nesta segunda-feira
Publicado 13/07/2025 • 19:11 | Atualizado há 3 dias
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 13/07/2025 • 19:11 | Atualizado há 3 dias
Foto: Ricardo Stuckert / PR.
Presidente Lula.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou neste domingo (13) uma reunião com autoridades do governo para discutir o decreto da Lei de Reciprocidade Econômica.
No Palácio da Alvorada se reuniram o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o líder do governo no Senado, Jacques Wagner, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que foi o último a chegar.
Segundo apuração da repórter Fernanda Sette, do Times Brasil — licenciado exclusivo da CNBC —, as autoridades acessaram o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República em Brasília, pelo portão lateral.
O decreto que regulamentará a Lei da Reciprocidade Econômica, já aprovada pelo Congresso Nacional, que foi o tema da reunião, está previsto para ser publicado até terça-feira (14).
A reunião, que não foi divulgada à imprensa, acabou por volta das 21h, porém Alckmin, Haddad e Gleisi permaneceram no Palácio da Alvorada, mesmo após a saída das outras autoridades. Após cerca de 50 minutos, os três também deixaram o local.
A norma permite que o governo brasileiro adote medidas de retaliação contra países ou blocos que impuserem barreiras comerciais aos produtos do Brasil. O objetivo é garantir condições justas de concorrência no comércio internacional.
O vice-presidente Geraldo Alckmin participou, na manhã deste domingo (13), da inauguração de um viaduto em Francisco Morato, na Grande São Paulo, e conversou com jornalistas após o evento. Ele confirmou que o governo deve publicar o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade até terça-feira.
“A lei permite não apenas medidas tarifárias, mas também ações não tarifárias”, explicou Alckmin. A norma autoriza o Brasil a adotar medidas equivalentes às aplicadas por outros países contra produtos brasileiros. “O que tarifar lá, tarifa aqui”, resumiu o vice-presidente.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em vídeo divulgado nas redes sociais neste domingo (13).
Lula disse que vai levar jabuticabas ao presidente dos Estados Unidos porque quem come a fruta não fica de “mau-humor” e “não precisa de briga tarifária”. Lula deu ainda um aceno à diplomacia entre os dois países.
“Eu vim chupar jabuticaba de manhã, porque duvido que alguém que chupe jabuticaba fique de mau humor. Vou levar jabuticaba pra você, Trump, e você vai perceber que o cara que come jabuticaba de manhã, num país que só ele dá, não precisa de briga tarifária, precisa de muita união e muita relação diplomática”, afirmou Lula em tom de ironia.
A publicação foi feita nas redes sociais da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja. O post foi acompanhado do texto: “Duas coisas genuinamente brasileiras: jabuticaba e presidente Lula!”.
Ela também usou a hashtag que tem sido difundida na comunicação do governo: #BrasilSoberano.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Raízen fecha a histórica Usina Santa Elisa e levanta R$ 1 bi com venda de cana-de-açúcar
Fechamento de usina da Raízen em SP resulta em 1,2 mil demissões, afirma prefeitura
EUA citam uso do PIX e falta de combate à corrupção em investigação contra o Brasil
Trump autoriza e EUA vão investigar Brasil por práticas comerciais desleais
Tarifa de 50% dos EUA retém 30 mil toneladas de carne bovina brasileira