Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Podemos perder US$ 40 bilhões com tarifas dos EUA”, alerta presidente da FAESP
Publicado 14/07/2025 • 12:27 | Atualizado há 4 meses
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; “Comércio global está mais resiliente”, diz CEO
Trump anuncia acordos para remédios mais baratos com gigantes farmacêuticas
Jensen Huang, da Nvidia, suaviza comentário de que “a China vencerá a corrida da IA”
Nvidia amplia presença na Índia com investimento de US$ 2 bilhões para orientar startups de IA
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Publicado 14/07/2025 • 12:27 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
O aumento de tarifas anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros deve gerar impactos diretos na cadeia produtiva nacional. A avaliação é de Tirso Meirelles, presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
“Caso contrário, todos nós vamos perder num processo produtivo econômico do país só, considerando esse ano e o ano que vem, podemos perder 40 bilhões de dólares de comercialização com o americano, além de destruir o processo da cadeia produtiva nacional”, afirmou Meirelles em entrevista ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
Entre os setores mais afetados, o presidente da FAESP destacou a carne bovina, que possui forte participação nas exportações para os EUA. Segundo ele, o país mantém uma das melhores sanidades animais do mundo, o que contribuiu para o crescimento das vendas externas, mas a elevação tarifária de 50% pode comprometer a continuidade da cadeia produtiva brasileira e afetar serviços, comércio, indústria e o próprio agronegócio.
Além da carne, Meirelles chamou atenção para o suco de laranja e o café. O dirigente lembrou que, atualmente, oito em cada dez copos de suco de laranja consumidos no mundo são brasileiros, com grande parte destinada ao mercado norte-americano. Ele também ressaltou a ausência de estoques globais desses produtos, o que amplia a pressão sobre os preços e a oferta.
Leia mais:
“Retaliação contra os EUA vai pesar mais no Brasil”, diz presidente da FIEMG sobre tarifas
Questionado sobre a possibilidade de direcionar essas exportações para outros mercados, Meirelles avaliou que a tarefa não é simples. “Você tem de conquistar e geralmente precisa da reciprocidade dos países”, disse. Ele mencionou o exemplo recente do etanol, quando negociações diplomáticas permitiram reduzir tarifas de importação entre Brasil e Estados Unidos durante a gestão de Donald Trump.
O dirigente criticou a condução das negociações pelo governo federal e defendeu a atuação do vice-presidente Geraldo Alckmin. De acordo com Meirelles, as ações diplomáticas começaram de forma tardia, após a delegação da função de articulação para Alckmin. “Infelizmente, existiram fatos colocados publicamente pelo presidente da República que atingiram a diplomacia americana e brasileira”, declarou.
Na avaliação do presidente da FAESP, a política tarifária norte-americana também está vinculada à tentativa de controle das finanças internas dos Estados Unidos. Segundo ele, a dívida do país equivale ao seu Produto Interno Bruto (PIB) e o governo busca reduzir despesas e proteger seu mercado.
Meirelles contextualizou que, nas últimas décadas, a abertura comercial e a desindustrialização direcionaram grande parte da produção global para a China, o que ampliou a concorrência e pressionou os Estados Unidos a adotar medidas de proteção econômica.
Para o setor agropecuário brasileiro, a solução depende da diplomacia. Tirso Meirelles demonstrou confiança na atuação de Geraldo Alckmin à frente das negociações. “A diplomacia é o único meio e acredito muito no Geraldo nesse sentido de articulação”, afirmou.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
2
SÉRIE EXCLUSIVA 2 — O escândalo Ambipar: suspeitas em contrato e em manobra judicial
3
Após recorde em 2024, indústria eletroeletrônica projeta queda no primeiro semestre
4
Bilionária Weili Dai inicia operação da MeetKai no Brasil com proposta de IA ‘soberana’
5
Governo anuncia dois leilões para garantir estabilidade elétrica e evitar apagões como o de terça-feira