Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasil monta comitê e convoca indústria e agro para discutir tarifas dos EUA
Publicado 14/07/2025 • 17:14 | Atualizado há 3 semanas
CEO da Nvidia, Jensen Huang, diz que levar chip de IA Blackwell para a China ‘é uma possibilidade real’
Por dentro da luxuosa cobertura de US$ 17 milhões de Luta de Classes, filme de Spike Lee
Movimento global para proteger crianças de crimes na internet impulsiona onda de tecnologias de segurança em IA
Saiba quais são as tarifas de Trump que podem ser anuladas — e as que permanecem — após a decisão da justiça dos EUA
China e Índia buscam estabilidade: líderes discutem fronteira e parcerias após confrontos
Publicado 14/07/2025 • 17:14 | Atualizado há 3 semanas
KEY POINTS
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, detalhou nesta segunda-feira (14) as primeiras medidas do governo brasileiro diante do anúncio do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre a aplicação de tarifas de 50% às exportações do Brasil para os Estados Unidos a partir de 1º de agosto.
Leia mais:
Segundo Alckmin, foi criado um Comitê de Trabalho formado pelo MDIC, Casa Civil, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Fazenda. A primeira etapa será o diálogo com o setor privado brasileiro, em reuniões marcadas para esta terça-feira (15), no próprio MDIC, em Brasília.
A agenda foi dividida em dois blocos. Às 10h, o governo receberá representantes de setores industriais mais expostos à relação comercial com os EUA, como aeronáutico, siderúrgico, alumínio, celulose, máquinas, calçados, móveis e autopeças.
Às 14h, será a vez do setor agroexportador, incluindo suco de laranja, carnes, frutas, mel, couro e pescado. Para essa reunião, também foram convocados os ministros da Agricultura (Mapa), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Pesca. No bloco da manhã, participará o Ministério de Portos e Aeroportos, devido à pauta aeronáutica.
Alckmin destacou que essa será apenas a primeira rodada de escuta e articulação: “Isso não vai se limitar a amanhã. Isso é a primeira conversa, mas nós vamos dar continuidade a esse trabalho”, afirmou.
O vice-presidente alertou que os impactos das tarifas não se restringem ao lado brasileiro. “Vamos também marcar com entidades e empresas americanas, porque há uma integração de cadeia produtiva entre os países”, explicou. Um dos exemplos citados foi o da siderurgia.
“O Brasil é o terceiro comprador de carvão siderúrgico dos Estados Unidos. Com esse insumo, fazemos o aço semiacabado e exportamos para os americanos produzirem o bem final, como motores e automóveis. É evidente que empresas americanas também serão afetadas.”
Alckmin também revelou que o Brasil já vinha tentando um diálogo técnico e político com os EUA desde antes do anúncio oficial das tarifas. Ele citou reuniões por videoconferência com Howard Lutnick, secretário do Comércio dos EUA, e com o embaixador Grier, da representação comercial americana (USTR). Segundo o ministro, uma proposta de negociação foi formalmente enviada aos Estados Unidos em 16 de maio, mas ainda não obteve resposta.
Até a semana anterior ao anúncio das tarifas, as tratativas continuavam em nível técnico. O governo brasileiro agora espera que, com o avanço das conversas com o setor privado e parceiros americanos, haja espaço para negociações e revisão da medida.
A criação do comitê será formalizada por meio de um decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade Econômica (Lei 15.122/25), aprovada pelo Congresso Nacional em abril. O texto prevê a adoção de contramedidas econômicas e comerciais por parte do Brasil, sempre que houver ações discriminatórias por parte de parceiros internacionais.
Segundo o Palácio do Planalto, o objetivo do comitê é coordenar as ações do governo federal em defesa da economia nacional, ouvindo o setor produtivo e dialogando com os parceiros internacionais para evitar prejuízos ao comércio exterior e ao emprego no país.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Entenda como vai funcionar a nova linha de crédito de R$ 12 bi para modernização da indústria
Banco Genial renuncia a fundo citado em operação na Faria Lima
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Ibovespa B3 sobe mais de 1% e volta aos 139 mil pontos, com bancos em destaque; dólar permanece estável
Grupo Alife-Nino compra participação nas redes Camarão & Cia e Camarada Camarão