Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EUA em compasso de espera: economia estagnada irrita Trump, que volta a pressionar o Fed
Publicado 17/07/2025 • 06:44 | Atualizado há 4 dias
Primeiro-ministro da França, François Bayrou, é deposto em decisão do Parlamento
Dan Ives será presidente de empresa que comprará Worldcoin, apoiada por Sam Altman, para seu tesouro corporativo
Para especialistas, impacto da IA na força de trabalho ainda é ‘pequeno’, mas não é ‘zero’
Gigantes de private equity avançam sobre Wall Street em meio à guerra global por talentos
Volkswagen mira liderança na Europa com aposta em veículos elétricos acessíveis
Publicado 17/07/2025 • 06:44 | Atualizado há 4 dias
KEY POINTS
O Federal Reserve divulgou nesta quarta-feira (16) a mais recente edição do Livro Bege, relatório que retrata o desempenho da economia americana a partir de informações coletadas pelos 12 distritos do banco central dos Estados Unidos. O diagnóstico revela um cenário de estagnação e incertezas que tem preocupado o setor produtivo e gerado novas críticas do ex-presidente Donald Trump à condução da política monetária do país.
Entre os principais pontos destacados no relatório estão a queda nas vendas do varejo, a desaceleração no mercado imobiliário, a redução nos empréstimos bancários e os efeitos negativos das tarifas comerciais sobre cadeias de suprimentos e decisões empresariais.
De acordo com o Livro Bege, diversas empresas relataram que não pretendem preencher vagas abertas ou que estão mantendo o quadro de funcionários inalterado, evidenciando a ausência de planos de expansão. A incerteza sobre os rumos da economia e os juros elevados também fazem com que os consumidores adotem posturas mais cautelosas, contribuindo para a retração no consumo e no crédito.
Diante desse cenário, Donald Trump voltou a pressionar o Federal Reserve e seu presidente, Jerome Powell, por uma redução nas taxas de juros. No entanto, o Livro Bege indica que a maioria dos distritos considera o atual momento como de estagnação ou até leve retração, o que sugere que a esperada queda nos juros não deve ocorrer em curto prazo — contrariando o discurso do ex-presidente.
Apesar das críticas voltadas a Powell, o documento reforça que as decisões de política monetária são tomadas de forma colegiada, por um comitê composto por 12 membros: sete governadores do Fed e cinco presidentes regionais, sendo o de Nova York membro permanente. Atualmente, escritórios de distritos como Chicago, St. Louis, Kansas e Boston também fazem parte do comitê decisório.
O relatório também mostra que algumas empresas estão elevando preços preventivamente, como forma de compensar possíveis custos futuros impostos por tarifas comerciais — especialmente aquelas anunciadas pelo próprio Trump. Outras aguardam definições antes de reajustar valores, indicando um clima de incerteza nos negócios.
Ao analisar os sinais enviados pelo Livro Bege, o jornalista Marcelo Favalli, da GloboNews, avalia que uma nova redução na taxa de juros não está no horizonte imediato, apesar das cobranças políticas. “Se olharmos o gráfico com a percepção dos distritos do Fed, vemos que não há consenso de que a economia esteja avançando. Pelo contrário, muitos indicam paralisia ou declínio”, explicou o apresentador no programa Conexão.
Para os próximos meses, a expectativa é que o Fed mantenha a cautela e aguarde novos dados antes de tomar decisões sobre o rumo da política monetária — mesmo sob pressão crescente do cenário eleitoral.
---
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Leonardo anuncia compra da Iveco Defence por R$ 10 bilhões
Final do US Open entre Sinner e Alcaraz tem ingressos mais caros da história do tênis
Marco de audiência: maior emissora de negócios do Brasil alcança mais de 230 milhões de pessoas em apenas nove meses
Hassett sugere “alternativas legais” caso Suprema Corte dos EUA rejeite tarifas de Trump
Parceria entre Claro e OpenAI leva ChatGPT Plus de graça para clientes no Brasil