CNBC
Fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg

CNBC Meta não assina código de conduta de IA da União Europeia e fala em excesso que pode frear crescimento

Cinema & TV

Cinemas brasileiros faturam mais de R$ 1,2 bilhão no 1º semestre com força de blockbusters e títulos nacionais

Publicado 18/07/2025 • 06:51 | Atualizado há 7 horas

Henrique Almeida, do Times Brasil

KEY POINTS

  • O setor exibidor brasileiro encerrou o primeiro semestre de 2025 com indicadores positivos de recuperação.
  • Os números representam um crescimento de 12% na receita e 8% no público em relação ao mesmo período de 2024, consolidando o melhor resultado desde 2019.

Foto: Walt Disney Studios

O setor exibidor brasileiro encerrou o primeiro semestre de 2025 com indicadores positivos de recuperação. Entre janeiro e junho, as bilheterias arrecadaram mais de R$ 1,2 bilhão, impulsionadas pela venda de 61,2 milhões de ingressos, segundo dados divulgados pelo portal Filme B. Os números representam um crescimento de 12% na receita e 8% no público em relação ao mesmo período de 2024, consolidando o melhor resultado desde 2019.

Leia mais:

Smurfs retornam aos cinemas com nova animação; franquia soma US$ 1,1 bilhão em bilheteria mundial

O desempenho foi puxado por produções infantojuvenis de grande apelo. Com sete semanas em cartaz, Lilo & Stitch atraiu 9,7 milhões de espectadores e gerou uma receita superior a R$ 200 milhões. Outras estreias que movimentaram o mercado foram Um Filme Minecraft, que ultrapassou 5 milhões de ingressos vendidos (R$ 110 milhões de bilheteria), e a adaptação live-action de Como Treinar o Seu Dragão, que já soma mais de 4 milhões de espectadores e mais de R$ 85 milhões em renda.

Nacional cresce com sequência de hits

As produções brasileiras também apresentaram desempenho expressivo no semestre. Títulos lançados em 2024, como O Auto da Compadecida 2 e Ainda Estou Aqui, continuaram em cartaz no início do ano e figuraram entre os mais vistos de 2025. No total, o cinema nacional atraiu 9,1 milhões de pessoas, um aumento de 16,3% no público, com receita que chegou a R$ 172 milhões, alta de 15,9%.

Filmes como Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, Vitória e Homem com H contribuíram para que as produções brasileiras alcançassem cerca de 15% de participação no mercado de ingressos durante o período.

Expansão da infraestrutura

Além da retomada de público, o país também observou um avanço na infraestrutura de exibição. O número de salas subiu de 3.410 em 2024 para 3.484 em 2025, representando um crescimento de 2,2%. A ampliação da rede contribui para a descentralização da oferta cinematográfica e reflete a reabertura de espaços após o impacto da pandemia nos anos anteriores.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Cinema & TV