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Fabricante do Jeep, Stellantis alerta para perda de US$ 2,7 bilhões com impacto das tarifas
Publicado 21/07/2025 • 08:25 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 21/07/2025 • 08:25 | Atualizado há 2 meses
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Stellantis.
Divulgação Stellantis.
A Stellantis, gigante do setor automotivo e dona de marcas como Jeep, Dodge, Fiat, Chrysler e Peugeot, anunciou nesta segunda-feira (21) que espera um prejuízo líquido de 2,3 bilhões de euros (US$ 2,68 bilhões) no primeiro semestre de 2025.
A estimativa leva em conta encargos líquidos antes de impostos e os impactos iniciais das tarifas impostas pelos Estados Unidos.
A empresa também estimou uma receita líquida de 74,3 bilhões de euros no período, abaixo dos 85 bilhões de euros registrados no mesmo semestre do ano anterior.
Os números preliminares foram divulgados na ausência de uma orientação financeira formal — suspensa pela Stellantis em 30 de abril. A montadora justificou a publicação dos dados preliminares e não auditados como uma medida extraordinária, devido à diferença entre as projeções do mercado e o desempenho real da empresa no período.
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A atualização reforça os desafios enfrentados pelo novo CEO, Antonio Filosa, nomeado em maio após a saída inesperada de Carlos Tavares. O ex-presidente deixou o cargo em meio a uma forte queda no lucro, redução nas vendas e dificuldades operacionais nos Estados Unidos.
As ações da Stellantis negociadas em Milão caíam 2,1% na manhã desta segunda-feira, reduzindo parte das perdas anteriores. No acumulado do ano, os papéis já recuaram cerca de 39%.
A Stellantis apontou quatro fatores principais que impactaram significativamente seus resultados no primeiro semestre.
Entre eles, ações iniciais para melhorar a lucratividade, encargos líquidos antes de impostos de aproximadamente 3,3 bilhões de euros, efeitos negativos no lucro operacional ajustado causados por custos industriais mais altos, além das variações cambiais e dos primeiros efeitos das tarifas norte-americanas.
Segundo a companhia, o impacto inicial das tarifas sobre os resultados do semestre foi estimado em 300 milhões de euros, incluindo perdas planejadas na produção como parte do plano de resposta às medidas dos EUA.
A divulgação oficial dos resultados financeiros da Stellantis referentes ao primeiro semestre de 2025 está mantida para o dia 29 de julho.
A empresa também informou que suas entregas globais no segundo trimestre caíram para cerca de 1,4 milhão de veículos, uma queda de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na América do Norte, a Stellantis prevê uma redução de aproximadamente 109 mil unidades nas entregas do segundo trimestre, representando uma queda anual de 25%. O resultado reflete a menor produção e envio de veículos importados — os mais afetados pelas tarifas — e uma queda nas vendas para frotistas.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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