CNBC
Trump aperta a mão do CEO da TSMC, C.C. Wei, uma das principais fabricantes globais de chips e semicondutores, que vai construir fábricas nos EUA a partir de um investimento de US$ 100 bi

CNBCSenadores democratas pedem a Trump que reconsidere venda de chips avançados de IA para a China

21h23 – Carney vai ao México, segundo fonte

Publicado 15/08/2025 • 21:23 | Atualizado há 3 dias

Rafael Arbulu

O primeiro-ministro canadense Mark Carney realizará uma visita oficial não anunciada ao México em setembro para reunir-se com a presidente Claudia Sheinbaum, em meio a tensões comerciais causadas por tarifas dos EUA e à preparação para a revisão do acordo trilateral de livre comércio prevista para 2025, conforme fonte próxima às negociações.

A aproximação foi precedida por missões diplomáticas canadenses em julho, quando os ministros das Relações Exteriores e das Finanças reuniram-se com líderes empresariais mexicanos para fortalecer parcerias em infraestrutura comercial, cadeias de suprimentos e integração econômica da América do Norte.

A relação comercial bilateral mantém-se estratégica — o México é o terceiro maior parceiro do Canadá (atrás de EUA e China), enquanto o Canadá é o quinto do México —, embora persistam tarifas setoriais dos EUA como as “232” (50% sobre aço/alumínio e 25% sobre automóveis), apesar da isenção para produtos sob o acordo Estados Unidos-México-Canadá desde 2020. Saiba mais.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM