CNBC
Warner Bros Discovery.

CNBCParamount, Comcast e Netflix apresentam ofertas para comprar a Warner Bros. Discovery

Notícias do Brasil

Alckmin diz que governo vai implementar medidas que reduzem o custo Brasil em até R$ 50 bilhões

Publicado 24/11/2025 • 17:56 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Em coletiva realizada nesta segunda-feira (24), Geraldo Alckmin apresentou medidas que visam fortalecer a economia brasileira.
  • Alckmin destacou o aumento significativo nos investimentos estrangeiros diretos (IED) e os avanços nas negociações comerciais, como o fortalecimento das relações com os Estados Unidos.
  • Sobre as exportações brasileiras, Alckmin destacou que o país alcançou mais de 500 novos mercados em 2023, com 491 mercados já consolidados até o momento.

Em coletiva realizada nesta segunda-feira (24), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, apresentou medidas que visam fortalecer a economia brasileira, com foco na atração de investimentos estrangeiros e na ampliação das exportações do país.

Alckmin destacou o aumento significativo nos investimentos estrangeiros diretos (IED) e os avanços nas negociações comerciais, como o fortalecimento das relações com os Estados Unidos.

Sobre as exportações brasileiras, Alckmin destacou que o país alcançou mais de 500 novos mercados em 2023, com 491 mercados já consolidados até o momento.

Ele ressaltou que a diversificação nas exportações inclui produtos como uva e gergelim para a China: “Este ano, o Brasil tem se destacado pela expansão das suas exportações, com novos mercados sendo conquistados constantemente. Estamos crescendo em novos mercados e estabelecendo uma rede mais ampla para nossos produtos“.

Alckmin também fez questão de ressaltar os números recordes alcançados pelo país em Investimento Externo Direto (IED), afirmando que o Brasil deve ultrapassar os números de 2023, com um crescimento de 13,8%. “Até setembro de 2024, o Brasil já atingiu 63,3 bilhões de dólares em IED, e esperamos que até o final do ano o total alcance 71,1 bilhões de dólares, batendo um novo recorde”, afirmou o presidente em exercício.

Leia mais:
Para Galípolo, liquidação do Master reforça a importância de ampliar e modernizar a supervisão do sistema financeiro
Em Moçambique, Lula aponta metais críticos e gás natural como áreas estratégicas para possíveis parcerias

Outro ponto importante da coletiva foi a janela única de investimento, que deve ser implementada até janeiro de 2025. Alckmin explicou que a medida tem o objetivo de reduzir o custo Brasil em até 50 bilhões de reais. “Essa janela única permitirá uma simplificação no processo de investimentos, reduzindo a burocracia e oferecendo transparência absoluta nas informações. O objetivo é atrair mais investimentos para o Brasil e otimizar a maneira como os recursos são alocados”.

Em relação às medidas para incentivar as exportações, o vice-presidente explicou que a tarifa norte-americana foi reduzida para 22% em diversos produtos brasileiros, incluindo café, carne, frutas e fertilizantes. “Passamos de 36% para 22% nas tarifas sobre os produtos brasileiros. Isso significa uma grande vitória para as exportações, especialmente para os setores de alimentos e commodities”, ressaltou.

Alckmin também destacou a ampliação do programa Brasil Mais Soberano, que agora permite acesso a crédito para empresas com apenas 1% de seu faturamento afetado pelas tarifas: “Agora, empresas com 1% do faturamento afetado pelas tarifas podem acessar crédito, o que representa uma grande mudança em relação ao programa anterior, que exigia 5%”.

O presidente em exercício falou ainda sobre os acordos comerciais, destacando que, desde 2023, o Mercosul tem avançado com acordos comerciais importantes, incluindo o Mercosul-Singapura e Mercosul-EFTA. “Em dezembro, teremos a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia, o maior acordo de livre comércio entre os blocos. Esse acordo abrange mais de 700 milhões de pessoas e 22 trilhões de dólares de PIB combinado”, afirmou Alckmin, enfatizando a importância de continuar firmando acordos comerciais para evitar a perda de competitividade frente a outros mercados.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;