Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Alcolumbre e Motta reagem à tarifa dos EUA: “vamos proteger nossa economia e empregos”
Publicado 10/07/2025 • 17:46 | Atualizado há 2 meses
Keurig Dr Pepper compra empresa holandesa JDE Peet’s, dona da Pilão, por US$ 18 bi
Trump questiona se EUA podem ‘fazer negócios’ na Coreia do Sul antes da visita do presidente
Nvidia lança chip Jetson AGX Thor para impulsionar robótica com alta performance e IA
Intel alerta sobre riscos e incertezas após venda de 10% das ações ao governo Trump
Empresas de Musk processam Apple e OpenAI por esquema anticompetitivo
Publicado 10/07/2025 • 17:46 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
A imposição de tarifas de 50% pelos Estados Unidos sobre exportações brasileiras gerou reação do Congresso Nacional nesta quinta-feira (10). Em nota conjunta, os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, defenderam uma resposta baseada no diálogo diplomático e nas relações comerciais.
Os líderes destacaram que o Parlamento acompanhará de perto os desdobramentos e mencionaram a Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada anteriormente pelo Congresso como instrumento de proteção à soberania nacional.
Leia mais:
Segundo a nota, o Legislativo está preparado para atuar com “equilíbrio e firmeza” na defesa da economia, do setor produtivo e dos empregos no Brasil. A sinalização é de que o Congresso buscará soluções conjuntas com o Executivo para enfrentar o impacto da medida adotada pelo governo norte-americano. A legislação citada na manifestação permite que o Brasil adote medidas equivalentes sempre que houver ações consideradas prejudiciais por parte de parceiros comerciais.
A sobretaxa de 50% sobre os produtos brasileiros, imposta pelo governo Donald Trump, virou combustível para a disputa política entre governistas e oposicionistas. De um lado, petistas responsabilizam o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pela medida. Do outro, a oposição atribui a responsabilidade ao Supremo Tribunal Federal e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que o partido estuda pedir a cassação de Eduardo, que está nos Estados Unidos, onde atua em articulações com republicanos. Ele também responsabilizou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que publicou fotos com boné dos EUA nas redes sociais.
A ala bolsonarista, por sua vez, celebrou a decisão de Trump em plenário e disse que a medida é resposta à perseguição política e judicial contra Bolsonaro. Eduardo Bolsonaro publicou nota atribuindo a tarifa a ações do STF e à política externa do governo Lula, classificando-a como “tarifa Moraes”.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming
Mais lidas
Programa Conecta gov.br alcança economia estimada de R$ 3 bilhões no primeiro semestre de 2025 com integração entre sistemas
Mercado imobiliário em alerta: entenda os motivos de queda na intenção de compra de imóveis
CCJ do Senado pauta PEC da autonomia financeira do Banco Central para 20 de agosto
Ações da Orsted caem 17% para mínima histórica após governo dos EUA suspender construção de projeto eólico
Petrobras anuncia Ricardo Wagner de Araújo como novo Diretor Executivo de Governança e Conformidade