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Audiovisual vira ‘protagonista’ da economia e gera mais empregos em 2024 que setor automotivo; veja levantamento
Publicado 09/10/2025 • 22:36 | Atualizado há 12 horas
Publicado 09/10/2025 • 22:36 | Atualizado há 12 horas
KEY POINTS
Foto: Sony Pictures
A indústria brasileira do audiovisual vem ganhando um reconhecimento internacional inédito — com destaque para o Oscar de melhor filme internacional conquistado por Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, e a dupla premiação de O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, no Festival de Cannes, o mais prestigiado do mundo.
Mas o setor não está sob os holofotes apenas fora do país — o audiovisual também vem ganhando espaço na economia brasileira.
De acordo com um relatório da Oxford Economics, o setor audiovisual tem se tornado essencial para a economia nacional, com dados que mostram que, em 2024, gerou um impacto total estimado em R$ 70,2 bilhões para o PIB e 608.970 empregos.
Na atividade direta, que engloba empresas voltadas à criação, produção e distribuição de conteúdo audiovisual, as receitas somaram R$ 31,6 bilhões, o equivalente a 12% do setor de serviços públicos. O segmento também criou 121.840 empregos — mais de 50% acima dos gerados pela indústria automotiva — e apresentou uma remuneração média de R$ 6,8 mil, valor 84% superior à média nacional.
A pesquisa também revela um efeito multiplicador significativo: a cada R$ 10 milhões gerados diretamente pelo setor audiovisual, há uma contribuição adicional de R$ 12 milhões ao PIB. Além disso, para cada trabalhador direto na indústria, as despesas e atividades do setor sustentam outros quatro empregos em diferentes áreas da economia brasileira.
O relatório detalha ainda os impactos e contribuições de cada subsetor do audiovisual, com destaque para a TV por assinatura, responsável por R$ 34,9 bilhões e mais de 307 mil empregos.
Entre os demais segmentos, o vídeo sob demanda contribuiu com R$ 16,8 bilhões e cerca de 117 mil empregos, enquanto a TV aberta registrou R$ 7,5 bilhões em impacto econômico e 54.940 postos de trabalho.
A pesquisa também revela um efeito multiplicador significativo: a cada R$ 10 milhões gerados diretamente pelo setor audiovisual, há uma contribuição adicional de R$ 12 milhões ao PIB. Além disso, para cada trabalhador direto na indústria, as despesas e atividades do setor sustentam outros quatro empregos em diferentes áreas da economia brasileira.
O relatório detalha ainda os impactos e contribuições de cada subsetor do audiovisual, com destaque para a TV por assinatura, responsável por R$ 34,9 bilhões e mais de 307 mil empregos.
Entre os demais segmentos, o vídeo sob demanda contribuiu com R$ 16,8 bilhões e cerca de 117 mil empregos, enquanto a TV aberta registrou R$ 7,5 bilhões em impacto econômico e 54.940 postos de trabalho.
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