CNBC

CNBCTrump alega ‘sabotagem tripla’ na ONU com escada rolante, teleprompter e microfone

Brasil

EXCLUSIVO: avanço da inteligência artificial no Brasil é um movimento natural

Publicado 25/09/2025 • 17:54 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O avanço dos assistentes virtuais no Brasil não é surpresa, disse a vice-presidente de comunicação e marketing da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria), Elaine Coimbra, em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC.
  • Segundo a diretora, além das ferramentas mais conhecidas, como os chats de IA, empresas estão criando soluções próprias.
  • O impacto nos negócios também já é perceptível. “Em vários relatórios, há o aumento de produtividade", ela disse.

O avanço dos assistentes virtuais no Brasil não é surpresa, disse a vice-presidente de comunicação e marketing da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria), Elaine Coimbra, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. “O brasileiro é ótimo para começar a usar novas tecnologias, e isso aconteceu também com os assistentes virtuais. Cada vez mais eles estão inseridos na nossa rotina, seja para responder perguntas simples, seja para resolver questões do dia a dia”.

Segundo ela, além das ferramentas mais conhecidas, como os chats de IA, empresas estão criando soluções próprias. “As próprias empresas estão customizando plataformas e criando seus próprios assistentes digitais, que são especializados em responder sobre a empresa, sobre o produto e sobre a venda. A Lu do Magalu se tornou uma personagem famosa no mundo, mostrando como esse recurso pode ser usado tanto por pessoas físicas quanto por empresas para falar com clientes, fornecedores e colaboradores”.

A executiva destacou que o consumidor busca praticidade e rapidez: “A primeira coisa que o consumidor atual quer é utilidade. Você pergunta e ele já te responde. As pessoas querem personalização, não querem ser tratadas de forma geral, querem praticidade na recompra, em ver produtos correlacionados e, principalmente, segurança. Esses pontos são exigências claras dos consumidores e que as empresas precisam atender”.

Leia mais:
Mais de 60% das jovens brasileiras recorrem às redes sociais para pesquisar métodos de contracepção
Empresas estão gastando muito em IA agêntica sem nem sempre saber o que ela faz

O impacto nos negócios também já é perceptível. “Em vários relatórios, há o aumento de produtividade. Antes, o colaborador tinha que buscar em sistemas internos, abrir documentos e gastar tempo procurando a resposta. Hoje não, o assistente responde as perguntas na hora. Isso faz com que a rotina seja mais rápida, tanto em atividades pessoais quanto profissionais, e garante que os dados estejam sempre acessíveis em tempo real”, afirmou.

Sobre o futuro, ela apontou para um possível cenário de hiperpersonalização. “Antes de você saber que precisa de algo, o assistente já vai te avisar. Se conectado à sua geladeira, por exemplo, ele vai dizer que está faltando um produto. Isso é muito útil para saúde, lembrando de tomar medicamentos, mas também para educação, adaptando exercícios para cada aluno, e até para finanças, avisando sobre investimentos ou limites de gastos. Se o usuário permitir, ele será como um conselheiro ativo no dia a dia”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil

;