Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Banco do Brasil e Petrobras lançam operações bilionárias em compromissos sustentáveis
Publicado 24/02/2025 • 11:40 | Atualizado há 6 meses
Senadores democratas pedem a Trump que reconsidere venda de chips avançados de IA para a China
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Applied Materials cai 13% após previsão fraca devido à demanda na China
Analista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA
Mercado imobiliário global segue caro: nem o mais ‘acessível’ cabe no bolso
Publicado 24/02/2025 • 11:40 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Lista das empresas mais sustentáveis tem a presença de varejistas
Reprodução: Pixabay
O Banco do Brasil e a Petrobras anunciaram operações que somam bilhões de reais em compromissos sustentáveis. As notas de crédito à exportação reveladas são um marco na materialização de projetos voltados para a descarbonização e preservação da biodiversidade.
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, nesta segunda-feira (24), Vanessa Pires, especialista em ESG e CEO da Brada, explicou o que são essas notas de crédito e como elas viabilizam esses projetos.
“As notas de crédito servem como um incentivo para que as empresas exportadoras possam garantir suas receitas por meio de créditos de títulos. O dinheiro das exportações, muitas vezes, demora para entrar, então, essas notas funcionam como uma garantia de crédito futuro. Elas permitem que as questões relacionadas à sustentabilidade sejam trabalhadas. Para liberar esse crédito, as empresas precisam apresentar transparência e bons indicadores”, disse Vanessa.
A CEO também destacou que a sustentabilidade não é benéfica apenas para grandes empresas, mas para toda a cadeia de fornecimento. Ela ainda acrescentou que muitas pessoas focam apenas na sustentabilidade, mas o ESG (ambiental, social e governança) é muito mais amplo.
“O ESG envolve governança, transparência, políticas anti-corrupção, entre outros pontos importantes. Ou seja, o ESG é um planejamento integral da empresa, que vai além da questão interna, englobando também como ela se relaciona com questões sociais.”
Vanessa comentou sobre o cenário internacional, que tem se mostrado mais resistente ao debate sobre sustentabilidade, especialmente com a ascensão de Trump e o novo posicionamento das empresas quanto à diversidade e sustentabilidade, incluindo o uso de petróleo e gás.
Ela também analisou os desafios e o significado das parcerias anunciadas nesse contexto.
“Apesar das preocupações sobre o risco de estagnação das práticas de ESG, os indicadores estão cada vez mais fortes. Dados mostram que, na América Latina, o Brasil está à frente, com 76% das empresas comprometidas com práticas de ESG, enquanto outras nações têm apenas 50%. Um estudo da SENI aponta que 86% dos brasileiros preferem consumir de empresas que são transparentes em relação ao ESG. Isso demonstra que, embora as políticas públicas sejam essenciais, também há uma força interna nas empresas capaz de impulsionar esse movimento. Apesar da necessidade de políticas nacionais, o fortalecimento das políticas internas é igualmente fundamental. A potência do Brasil é expressiva, e os números indicam que 70% das empresas do país pretendem se alinhar a esses princípios até 2026, um prazo curto. Os consumidores exigem mais transparência, tornando esse movimento irreversível”, afirmou a CEO.
Vanessa também revelou que, sem dúvida, as questões regulatórias e as políticas de governo são fundamentais para que as empresas tenham bases sólidas em suas ações de ESG.
“Não se trata apenas do comportamento de um único “ator”, mas de todos os envolvidos: executivos, empresas e consumidores.
Políticas que compreendam esse processo são essenciais para regulamentações que favoreçam, por exemplo, novos produtores de energia, fortaleçam a diversidade dentro das organizações e incentivem a colaboração da sociedade nesse processo. As empresas devem enxergar isso como um benefício”, concluiu Vanessa.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Times | CNBC e Financial Times realizam evento em São Paulo com abertura de Fernando Haddad
Evento exclusivo: Haddad diz que impasse no tarifaço não partiu do Brasil; é 'má vontade' dos EUA
Vladimir Putin liga para Lula em meio às negociações de cessar-fogo na Guerra da Ucrânia mediadas pelos EUA
“Nada de Ucrânia na OTAN”, diz Trump ao pressionar por acordo de paz com a Rússia
Boletim Focus aponta inflação de 2025 abaixo de 5% e reforça expectativa de Selic em 15%