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Brasil se torna 2º maior mercado da BYD; país fica atrás apenas da China
Publicado 21/01/2025 • 21:34 | Atualizado há 11 meses
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Publicado 21/01/2025 • 21:34 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
A BYD, gigante chinesa de carros elétricos, registrou um crescimento expressivo de 320% no Brasil em 2024, consolidando o país como o segundo mercado mais significativo para a empresa, atrás apenas da China.
Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil, afirmou que, no último ano, foram comercializados quase 80 mil veículos no país, o que reflete a adaptação da empresa à cultura local e ao ambiente de negócios brasileiro.
Apesar das recentes medidas do governo dos Estados Unidos, que eliminaram incentivos e subsídios para carros elétricos, Baldy afirmou que a ação não afetará os negócios da BYD, pois a empresa não possui operações de carros de passeio nos EUA.
“A BYD cresce pelo mundo afora, cresce nas Américas. Não há operação de carros a passeio nos EUA”, disse Baldy. Ele observou que o Brasil se tornou um dos maiores mercados globais para a BYD, ao lado da China, ambos com crescimento acima da média global.
“Hoje você percebe que, no mercado americano, tem um domínio muito grande da Tesla, e no mercado chinês, tem um domínio muito grande da BYD”, afirmou.
Além disso, Baldy comentou sobre a expansão da empresa no Brasil, que inclui a construção de uma nova fábrica em Camaçari, na Bahia.
A fábrica, que está em andamento, passou por um episódio de escravidão contemporânea envolvendo uma empresa contratada para o projeto, mas Baldy afirmou que a BYD agiu rapidamente para corrigir a situação, proporcionando acomodações adequadas para os trabalhadores resgatados e implementando auditorias para garantir práticas éticas na cadeia de fornecedores.
“A empresa era responsabilizada por esses 163 chineses, mas quando a BYD tomou ciência da situação, ela assumiu a contratação de um hotel para acomodar todos os 163 chineses”, explicou Baldy.
Ele também reforçou a necessidade de melhorias na infraestrutura elétrica do Brasil para suportar a crescente demanda por veículos elétricos, especialmente a instalação de supercarregadores, algo que já é comum na China.
Baldy ainda comentou sobre a decisão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em não conceder isenção de IPVA a carros híbridos produzidos no Brasil, destacando que a BYD está oferecendo uma promoção de IPVA grátis para seus veículos híbridos no estado e em todo o país.
“Acabamos fazendo uma promoção que dá IPVA grátis para todos os nossos carros híbridos aqui no estado e no Brasil”, afirmou Baldy.
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