Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasil se torna 2º maior mercado da BYD; país fica atrás apenas da China
Publicado 21/01/2025 • 21:34 | Atualizado há 9 meses
Eleitores expressam frustração com desempenho de Trump na economia, aponta pesquisa NBC News
Samsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips
Acordo Trump-Xi é um passo importante, mas ainda não resolve a falta de chips para o setor automotivo
Microsoft supera projeções e cresce 18% com impulso da nuvem e da IA
Valor de mercado: Nvidia vale 25 Disneys, 50 Nikes e mais de 3 mil JetBlues
Publicado 21/01/2025 • 21:34 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
A BYD, gigante chinesa de carros elétricos, registrou um crescimento expressivo de 320% no Brasil em 2024, consolidando o país como o segundo mercado mais significativo para a empresa, atrás apenas da China.
Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil, afirmou que, no último ano, foram comercializados quase 80 mil veículos no país, o que reflete a adaptação da empresa à cultura local e ao ambiente de negócios brasileiro.
Apesar das recentes medidas do governo dos Estados Unidos, que eliminaram incentivos e subsídios para carros elétricos, Baldy afirmou que a ação não afetará os negócios da BYD, pois a empresa não possui operações de carros de passeio nos EUA.
“A BYD cresce pelo mundo afora, cresce nas Américas. Não há operação de carros a passeio nos EUA”, disse Baldy. Ele observou que o Brasil se tornou um dos maiores mercados globais para a BYD, ao lado da China, ambos com crescimento acima da média global.
“Hoje você percebe que, no mercado americano, tem um domínio muito grande da Tesla, e no mercado chinês, tem um domínio muito grande da BYD”, afirmou.
Além disso, Baldy comentou sobre a expansão da empresa no Brasil, que inclui a construção de uma nova fábrica em Camaçari, na Bahia.
A fábrica, que está em andamento, passou por um episódio de escravidão contemporânea envolvendo uma empresa contratada para o projeto, mas Baldy afirmou que a BYD agiu rapidamente para corrigir a situação, proporcionando acomodações adequadas para os trabalhadores resgatados e implementando auditorias para garantir práticas éticas na cadeia de fornecedores.
“A empresa era responsabilizada por esses 163 chineses, mas quando a BYD tomou ciência da situação, ela assumiu a contratação de um hotel para acomodar todos os 163 chineses”, explicou Baldy.
Ele também reforçou a necessidade de melhorias na infraestrutura elétrica do Brasil para suportar a crescente demanda por veículos elétricos, especialmente a instalação de supercarregadores, algo que já é comum na China.
Baldy ainda comentou sobre a decisão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em não conceder isenção de IPVA a carros híbridos produzidos no Brasil, destacando que a BYD está oferecendo uma promoção de IPVA grátis para seus veículos híbridos no estado e em todo o país.
“Acabamos fazendo uma promoção que dá IPVA grátis para todos os nossos carros híbridos aqui no estado e no Brasil”, afirmou Baldy.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
2
Kimberly-Clark compra Kenvue e cria gigante global de saúde e bem-estar; ação cai 15%
3
Mercado aposta em corte da Selic já em janeiro com inflação perto do teto da meta para 2025
4
Ambipar: documento exclusivo revela assinatura do CEO Tércio Borlenghi em empréstimo que gerou crise e derruba versão da empresa
5
China avalia isenções para chips da Nexperia e mercado automotivo reage em alta