CNBC

CNBCEXCLUSIVO: Franquias em crise? Entenda o dilema bilionário dos estúdios de Hollywood

Notícias do Brasil

BRB cobrou Vorcaro por carteiras suspeitas e cita Tirreno no centro do caso Master

Publicado 30/01/2026 • 11:20 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB, afirmou à Polícia Federal que pressionou Daniel Vorcaro ao descobrir que as carteiras compradas do Banco Master não foram originadas pelo próprio banco.
  • Segundo o depoimento, a identificação da consultoria Tirreno como estruturadora dos créditos ocorreu após falhas na entrega de documentos e escalada interna no BRB.
  • A origem das carteiras é considerada ponto central da investigação que apura suspeitas de fraude e levou à liquidação do conglomerado.

O ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, afirmou em depoimento à Polícia Federal que cobrou diretamente Daniel Vorcaro quando descobriu que as carteiras de crédito adquiridas da instituição não haviam sido originadas pelo Banco Master, mas sim pela consultoria Tirreno, estrutura que acabou se tornando central no caso investigado por suspeita de fraude.

Segundo Costa, a revelação ocorreu ao longo do mês de maio, quando executivos do BRB passaram a enfrentar dificuldades para obter documentação completa sobre as operações.

“Quando a gerência, a superintendência e a diretoria financeira começam a ter problemas para acessar informações, cabe ao executivo escalar o tema. No caso concreto, minha cobrança foi direta no presidente do outro banco”, afirmou.

Leia também: “Não estaria aqui de tornozeleira”: Vorcaro nega influência política no caso Master

Costa relatou que o Master passou a enviar contratos individuais a partir do fim de abril, após insistentes pedidos por amostras maiores. O alerta definitivo veio quando o BRB identificou que os créditos haviam sido estruturados por terceiros, momento em que surgiu oficialmente o nome da Tirreno.

Entre os dias 15 e 25 de maio, segundo o depoimento, ele intensificou a pressão sobre Vorcaro para receber os documentos.

“Meu celular vai mostrar essas cobranças, nem sempre de forma delicada, pedindo contratos e explicações”, disse.

As divergências sobre a origem das carteiras estão entre os pontos centrais da investigação que levou à liquidação do Banco Master e à atuação do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;