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Ciclone: prejuízo no comércio ultrapassa R$ 50 milhões em São Paulo; confira valores

Publicado 11/12/2025 • 15:49 | Atualizado há 19 minutos

KEY POINTS

  • O comércio da Grande São Paulo pode ter sofrido um prejuízo de até R$ 51,7 milhões com a falta de energia elétrica registrada na última quarta-feira (10).
  • A estimativa é do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), ligado à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e foi calculada com base no volume médio movimentado diariamente na região.
  • A paralisação foi causada pelos fortes ventos e danos associados à passagem de um ciclone extratropical que atingiu a capital e os municípios metropolitanos.
ONS defende volta do horário de verão para suprir demanda de energia.

Unsplash

Energia

O comércio da Grande São Paulo pode ter sofrido um prejuízo de até R$ 51,7 milhões em faturamento em decorrência da falta de energia elétrica registrada na última quarta-feira (10).

A estimativa é do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), ligado à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e foi calculada com base no volume médio movimentado diariamente na região.

A paralisação foi causada pelos fortes ventos e danos associados à passagem de um ciclone extratropical que atingiu a capital e os municípios metropolitanos.

A concessionária Enel São Paulo mobilizou 1,6 mil equipes para a reconstrução de postes, cabos e transformadores danificados. A companhia informou que mais de 700 geradores estão sendo utilizados para atender situações prioritárias.

A Enel afirmou em nota que “seguirá trabalhando até restabelecer o fornecimento de energia para todos os clientes afetados pelos efeitos do ciclone.”

Impacto nas compras de impulso

O economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, explicou que a mensuração exata dos prejuízos é difícil, pois os efeitos do ciclone não foram homogêneos na capital e o restabelecimento completo da energia ainda não havia ocorrido em várias regiões.

No entanto, ele detalhou o principal impacto no comportamento do consumidor: “O impacto se dá, principalmente, pela redução das compras imediatas e das aquisições por impulso dos consumidores”.

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A falta de energia prejudicou diretamente 1,5 milhão de pessoas, impedindo o funcionamento pleno de estabelecimentos, sistemas de pagamento e a operação física das lojas. O especialista destacou que a limitação no fluxo de clientes reduz drasticamente as vendas de giro rápido, afetando especialmente o consumo momentâneo.

O prejuízo de R$ 51,7 milhões representa o desfalque acumulado para os comerciantes que perderam o momento da venda durante o período crítico do apagão.

Contexto da crise

A concessionária Enel São Paulo mobilizou 1,6 mil equipes para a reconstrução de postes, cabos e transformadores danificados. A companhia informou que mais de 700 geradores estão sendo utilizados para atender situações prioritárias. A Enel afirmou em nota que “seguirá trabalhando até restabelecer o fornecimento de energia para todos os clientes afetados pelos efeitos do ciclone.”

Impacto nos Serviços Essenciais e Comércio

O apagão tem consequências imediatas nos serviços essenciais e na economia:

  • Trânsito: A CET registrou mais de 200 semáforos apagados na capital, elevando o congestionamento acima de 97 km.
  • Transporte Aéreo: O Aeroporto de Congonhas contabilizou cinco voos cancelados e um atrasado.
  • Abastecimento de Água: A falta de energia compromete o abastecimento em diversos bairros da capital, incluindo Americanópolis, Cangaíba, Parelheiros, Sacomã e Vila Romana.

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