CNBC

CNBCStarbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo

Notícias do Brasil

CNI entrega a Alckmin propostas para negociação com os Estados Unidos

Publicado 06/11/2025 • 20:22 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O presidente da CNI, Ricardo Alban, entregou a Geraldo Alckmin um conjunto de propostas para orientar as negociações comerciais com os EUA, pedindo a suspensão temporária das tarifas extras e a criação de um mecanismo de diálogo de alto nível entre os dois países.
  • As sugestões abrangem energia, minerais críticos, saúde, infraestrutura digital e inovação, além da eliminação da bitributação e do incentivo a alianças tecnológicas e investimentos bilaterais.
  • Alckmin afirmou que o presidente Lula já pediu aos EUA a suspensão da tarifa adicional de 40%, enquanto Alban classificou a medida como “gesto de maturidade comercial”. O vice-presidente lembrou ainda que celulose e ferro-níquel já tiveram tarifas zeradas, e que a mesa de negociação Brasil-EUA deve ser consolidada ainda neste mês.
Geraldo Alckmin em evento do BRICS.

Alckmin rebateu falas de Trump em evento da CNC

Reprodução YouTube/TV Senado.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, entregou nesta quinta-feira (6) ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, um conjunto de propostas para orientar as negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. O encontro foi em Brasília e teve como foco a reversão das tarifas adicionais impostas aos produtos brasileiros.

As contribuições, elaboradas com apoio de empresas de diversos setores, incluem a suspensão temporária das tarifas extras, a criação de um mecanismo de diálogo comercial de alto nível, a eliminação da bitributação e o incentivo a alianças tecnológicas e investimentos bilaterais. As medidas abrangem áreas estratégicas como energia, minerais críticos, saúde, infraestrutura digital e inovação.

Leia mais:
CNI critica Selic: juros sufocam o crescimento
Alckmin afirma que suspensão da tarifa extra sobre produtos brasileiros é prioridade do governo

Em discurso, Alckmin destacou a importância da colaboração entre governo e setor privado para avançar nas tratativas com Washington. “É muito importante a participação da iniciativa privada junto ao governo para resolver a questão tarifária com os Estados Unidos”, afirmou.

Ele acrescentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já pediu ao governo norte-americano a suspensão da tarifa adicional de 40% enquanto durarem as negociações. “Estamos otimistas com os próximos passos.”

Para Ricardo Alban, a suspensão temporária das alíquotas seria “um gesto de maturidade comercial” e representaria um avanço concreto para os exportadores brasileiros. Ele observou que medidas semelhantes já foram adotadas pelos Estados Unidos com outros parceiros. “Essa agenda é essencial para setores que não conseguem compensar facilmente a perda de competitividade externa, como máquinas, equipamentos, madeiras e produtos naturais, como a cera de carnaúba”, afirmou.

O vice-presidente citou ainda resultados recentes alcançados nas negociações. “Nos últimos dois meses, já tivemos a retirada da tarifa sobre a celulose e o ferro-níquel, que agora têm alíquota zero. Isso representa 4% das exportações brasileiras aos EUA”, disse. Segundo Alckmin, também houve redução de tarifas sobre madeira e alguns tipos de móveis, o que, em suas palavras, “devolve competitividade à indústria nacional”.

Por fim, o presidente da CNI reforçou a importância de consolidar a mesa de negociação entre os dois países. “Acreditamos que, tão logo essa mesa se consolide, teremos boas notícias a anunciar, possivelmente ainda neste mês”, pontuou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;