Como a Autobahn acabou sem limites de velocidade na Alemanha
Publicado 28/02/2025 • 13:04 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 28/02/2025 • 13:04 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Carro em alta velocidade
O sistema rodoviário nacional da Alemanha (Autobahn) parece com muitos outros sistemas de rodovias no mundo, exceto por sua característica mais famosa: trechos longos onde você pode legalmente dirigir o quanto quiser.
Essa característica conferiu à Autobahn uma reputação quase mítica entre os entusiastas de carros ao redor do mundo. Se você ama carros, é provável que dirigir na Autobahn o mais rápido possível seja uma das coisas que você quer fazer antes de morrer.
“A Autobahn, na mente de muitas pessoas, é um item de lista de desejos”, disse David Tracy, cofundador e editor-chefe do Autopian, um site de notícias automotivas. “Os entusiastas de carros adoram a ideia de uma estrada sem restrições. Poder realmente colocar seu veículo à prova e mostrar seu verdadeiro potencial é o ápice.”
As velocidades máximas nessas rodovias já ultrapassaram 400 km/h. Tracy, ele mesmo, já dirigiu um BMW Alpina B7 — um sedã esportivo especialmente ajustado — a 273 km/h.
Mas Tracy, que nasceu na Alemanha, passou seus primeiros anos lá e faz viagens frequentes para visitar seus pais, disse que a Autobahn não é bem como muitos imaginam.
Ela está em construção em muitos lugares, já que uma rodovia que permite essas altas velocidades precisa ser mantida. Como a Alemanha está no centro da Europa, ela também é uma importante via de comércio internacional.
Como os veículos comerciais estão sujeitos a limites de velocidade, esses caminhões provavelmente viajam muito mais devagar do que o proprietário comum de um Porsche 911.
E ainda há o tráfego. Em toda a Alemanha, houve cerca de 516.000 engarrafamentos apenas no ano passado, e o número de horas que os alemães passam no trânsito tem aumentado. Várias rodovias tiveram engarrafamentos com mais de 60 quilômetros de extensão em 2024.
Em muitos lugares da Autobahn, carros comuns também precisam seguir limites de velocidade.
A Autobahn deve muito à história única e difícil da Alemanha. A primeira grande construção do sistema foi essencialmente um projeto de propaganda nazista, projetado para retratar o país como uma sociedade futurista e progressista, disse Thomas Zeller, professor de história na Universidade de Maryland, que estudou o assunto e escreveu um livro sobre a história inicial da Autobahn, chamado “Driving Germany”.
Durante a era nazista, havia limites de velocidade. O governo aboliu os limites de velocidade em todas as estradas em 1952, como uma maneira de a liberal e livre Alemanha Ocidental se distinguir da comunista Alemanha Oriental.
“Há esse momento bizarro, sob nossa perspectiva, da Guerra Fria, quando os legisladores alemães argumentam que ser um cidadão livre, alguém que não vive em uma ditadura totalitária, deve ser capaz de dirigir o quanto quiser”, disse Zeller.
Isso pode soar familiar para muitos americanos que valorizam a liberdade, mas a cultura e as leis de trânsito da Alemanha possuem características que ajudam a explicar por que a Autobahn é diferente dos sistemas rodoviários de qualquer outro país industrializado.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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