CNBC
Mercado de trabalho aquecido pressiona inflação, diz economista.

CNBC15 empregos bem pagos nos EUA que não exigem diploma universitário

Notícias do Brasil

Alto escalão dos EUA fica de fora da COP30, mas presença de 100 autoridades de estados e cidades norte-americanas chama atenção

Publicado 09/11/2025 • 18:10 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • A COP30 tem início nesta segunda-feira (10) em Belém (PA), reunindo quase 200 países. Embora o governo federal dos Estados Unidos não tenha enviado representantes de alto escalão, mais de 100 autoridades estaduais e municipais participarão do evento, incluindo governadores e prefeitos da Califórnia, Nova York e Illinois.
  • As delegações estaduais norte-americanas manterão metas próprias de neutralidade de carbono e pretendem firmar parcerias internacionais em energia limpa e financiamento climático, participando de painéis e reuniões bilaterais ao longo da conferência.
  • Pela primeira vez sediada na Amazônia, a COP30 discutirá financiamento climático e o papel das florestas tropicais, além de exigir que os países apresentem novas metas de redução de emissões (NDCs) para cumprir o Acordo de Paris e conter o aquecimento global abaixo de 1,5 °C.

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Fachada da COP30 em Belém, no Pará

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30) começa nesta segunda-feira (10), em Belém (PA), com a presença confirmada de mais de 100 autoridades estaduais e municipais dos Estados Unidos, apesar da ausência de representantes de alto escalão do governo federal norte-americano. Governadores, prefeitos e lideranças locais de estados como Califórnia, Nova York e Illinois participarão do encontro, que vai até 21 de novembro.

Essas delegações estaduais, que mantêm metas próprias de neutralidade de carbono e programas de transição energética, devem participar de painéis e reuniões bilaterais em busca de parcerias internacionais em energia limpa e financiamento climático.

Leia mais:
Casa Branca confirma ausência dos EUA na COP30
“Fernando de Noronha dá exemplo para o mundo”, afirma Alexandre Silveira sobre descarbonização na COP30

Organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a COP30 reunirá quase 200 países para discutir estratégias de combate ao aquecimento global e acelerar a execução do Acordo de Paris. Firmado em 2015, o tratado estabeleceu o compromisso de limitar o aumento da temperatura média do planeta a 1,5 °C em relação aos níveis pré-industriais.

Durante a conferência, os países deverão apresentar novas metas de redução de emissões — as chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). Pela primeira vez sediada na Amazônia, a COP30 deve concentrar as negociações sobre financiamento climático e o papel das florestas tropicais na contenção das mudanças climáticas globais.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;