Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
CPMI confirma convocação de Nelson Wilians, familiares e sócios de investigados por fraude em benefícios do INSS
Publicado 16/09/2025 • 19:11 | Atualizado há 2 horas
Exclusivo CNBC: Acordo do TikTok incluirá novos investidores na ByteDance, dizem fontes
Meta Connect 2025: óculos inteligentes com IA assumem o centro do palco
Google anuncia investimento de 5 bilhões de euros em IA no Reino Unido
EXCLUSIVO CNBC: Tim Cook diz que expansão da produção da Apple nos EUA criará um “efeito dominó”
Tribunal decide que Trump não pode demitir Lisa Cook antes de reunião do FOMC, enquanto Senado aprova indicado do presidente para o Fed
Publicado 16/09/2025 • 19:11 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Nelson Wilians
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou a convocação de familiares e sócios de investigados na cobrança ilegal de mensalidades associativas, descontadas sem autorização sobre benefícios previdenciários. As convocações foram decididas na reunião desta terça-feira (16).
Entre os convocados estão as esposas de dois empresários presos preventivamente: Tânia Carvalho dos Santos, mulher de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e Cecília Montalvão Queiroz, esposa de Maurício Camisotti.
Também foram aprovadas as convocações do filho do Careca do INSS, Romeu Carvalho Antunes, e dos empresários Rubens Oliveira Costa e Milton Salvador de Almeida Júnior, sócios de Antunes em empresas sob investigação da Polícia Federal (PF) por movimentações suspeitas de recursos desviados de aposentados e pensionistas.
Leia também:
Advogado celebridade, Nelson Wilians é convocado pela CPMI que investiga fraudes no INSS
‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão
O advogado Nelson Willians, proprietário de um dos escritórios mais caros do país, também foi convocado. A informação foi anunciada na última segunda-feira (15), em entrevista coletiva, pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG).
Segundo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), seu escritório movimentou cerca de R$ 4,3 bilhões entre 2019 e 2024, envolvendo transferências de ao menos R$ 15,5 milhões relacionadas a Maurício Camisotti. O advogado afirma que as transações são legais e referem-se à compra de um terreno vizinho à sua residência.
O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), determinou que a Polícia Legislativa do Senado auxilie na intimação de testemunhas em qualquer cidade do país, caso surjam dificuldades. Parte dos convocados deve prestar depoimento na quinta-feira (18).
Antônio Carlos Camilo Antunes e Maurício Camisotti estão presos desde a sexta-feira (12), quando a PF deflagrou a Operação Cambota, aprofundando investigações sobre fraudes em cobranças associativas sobre benefícios previdenciários.
O Careca do INSS estava agendado para depor à CPMI na última segunda-feira (16), mas seus advogados informaram que ele não compareceria, com base em decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou facultativa a presença dos investigados.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem
Rolls-Royce do advogado Nelson Wilians é o carro mais caro já apreendido pela PF
Banco do Brasil coloca 142 imóveis em leilão neste mês
‘Êxito na mediação pode ser vantajoso para o mercado’, diz ex-presidente Temer após entrar em campo para destravar caso BRB-Master