CNBC
SUN VALLEY, IDAHO - 8 DE JULHO: O CEO da OpenAI, Sam Altman, fala com a imprensa ao chegar ao Sun Valley Lodge para a Conferência Allen & Company Sun Valley, em 8 de julho de 2025, em Sun Valley, Idaho. Todos os anos, algumas das figuras mais ricas e poderosas do mundo, das esferas da mídia, finanças, tecnologia e política, se reúnem no Sun Valley Resort para a conferência exclusiva de uma semana, organizada pelo banco de investimentos boutique Allen & Co. (Foto de Kevin Dietsch / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

CNBC OpenAI arrecada US$ 8,3 bilhões com usuários pagos do ChatGPT atingindo 5 milhões

Brasil

Datafolha: 89% dos brasileiros acreditam que o tarifaço irá prejudicar a economia

Publicado 31/07/2025 • 16:33 | Atualizado há 21 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 89% dos brasileiros acredita que as tarifas dos Estados Unidos de 50% sobre as exportações brasileiras irá prejudicar a economia do país.
  • Deste total, 66% acreditam que a medida "vai prejudicar muito", uma parcela de 23% acredita que "vai prejudicar pouco" e 7% diz que "não irá prejudicar".
  • 77% dos entrevistados também acredita que as tarifas terão um impacto negativo na economia pessoal.
Donald Trump mostra placa com tarifas dos EUA a outros países, inclusive Brasil.

Donald Trump mostra placa com tarifas dos EUA a outros países, inclusive Brasil.

Brendan Smialowski / AFP

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 89% dos brasileiros acredita que as tarifas dos Estados Unidos de 50% sobre as exportações brasileiras irá prejudicar a economia do país.

Deste total, 66% acreditam que a medida “vai prejudicar muito”, uma parcela de 23% acredita que “vai prejudicar pouco” e 7% diz que “não irá prejudicar”. 77% dos entrevistados também acredita que as tarifas terão um impacto negativo na economia pessoal.

Leia mais
Pesquisa Atlas: em meio a tarifaço, aprovação de Lula ultrapassa reprovação pela primeira vez desde 2024

O levantamento também apontou que, dentre os eleitores de Bolsonaro, 92% acreditam que o tarifaço de Trump irá prejudicar muito a economia brasileira e, entre os eleitores de Lula, 87% têm a mesma opinião.

A pesquisa foi realizada antes da assinatura do decreto que elevou a alíquota das exportações brasileiras para 50%, na quarta-feira (30), entre os dias 29 e 30 de julho, com um total de 2,004 pessoas com mais de 16 anos e espalhadas em 130 munícipios.

72% dos entrevistados também acredita que o presidente Lula deveria tentar negociar com Trump para mudar a alíquota imposta pelos EUA e 15% afirmou que o Brasil deveria impor a mesma quantidade de tarifas ao país.

6% acredita que o Brasil deveria atender as exigências da Casa Branca, onde 13% foram eleitores de Bolsonaro e apenas 1% de Lula.

O Datafolha também questionou os entrevistados sobre qual país eles acreditam ser o parceiro comercial mais confiável para o Brasil. A resposta mostrou que a maioria acredita que países da União Europeia, Mercosul e a China são parceiros comerciais mais confiáveis que os Estados Unidos.

Além disso, foi questionado o quanto os entrevistados se sentiam informados sobre os acontecimentos da guerra comercial. A resposta foi de que apenas 32% acreditam estar bem informados e 39% “mais ou menos” informados. 18% apontaram não ter conhecimento sobre o assunto.

Em uma comparação deste último dado com a renda mensal dos entrevistados, 40% dos que declararam ter renda de até dois salários mínimos fazem parte dos que declaram não conhecer ou conhecer pouco o assunto. Este mesmo valor diminuiu para 9% nos que declararam receber mais de 10 salários mínimos.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil