CNBC

CNBCEUA e Suíça fecham acordo comercial para reduzir tarifas a 15%

Notícias do Brasil

‘Diploma cada vez tem menos relevância’, diz Tarcísio, às vésperas de prova do Enem

Publicado 14/11/2025 • 18:12 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • Tarcísio afirmou que o diploma universitário “tem cada vez menos relevância” e que o mercado prioriza habilidades práticas, comunicação e domínio de idiomas
  • A fala ocorre às vésperas do Enem, enquanto dados da OCDE mostram que o ensino superior ainda garante maior empregabilidade e salários até 148% superiores no Brasil
  • Especialistas defendem ampliar o ensino técnico, mas ressaltam que o país ainda precisa aumentar o número de formados na universidade para alcançar padrões internacionais
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas.

Foto: RAUL LUCIANO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta quinta-feira (13) que o mercado está cada vez mais “desapegado” do diploma. Na opinião do governador, a formação no ensino superior está perdendo a importância. “O diploma cada vez tem menos relevância”, defendeu ele, durante evento sobre a expansão do Ensino Médio Técnico nas escolas do Estado.

“O mercado está cada vez mais interessado em saber quais são suas habilidades e menos onde você se formou.”

Ele ainda afirmou que as habilidades valorizadas atualmente – e que possibilitam ascender profissionalmente – são: dominar o português, “saber transformar problemas grandes em problemas menores” e falar outros idiomas.

Leia mais:
‘Não dá para ser só repositório de dados’, diz Tarcísio sobre avanço de data centers
Em dia de visita a Bolsonaro, Tarcísio afirma que governo deve agir com ‘mais energia’ em negociações por tarifaço

“Você consegue se comunicar, você se comunica bem? Porque bom gerente é aquele que se comunica 90, 95% do tempo dele.”

A declaração foi dada às vésperas do segundo dia de prova do Enem, que ocorre neste domingo (16), quando 5 milhões de jovens buscam uma vaga na universidade.

Apesar do ensino técnico ser uma alternativa defendida por muitos especialistas para uma formação mais atrelada ao mercado e para aproximar o jovem do ensino médio, há consenso de que o Brasil ainda precisa aumentar o número de formados em universidades. A porcentagem de adultos brasileiros com ensino superior é de cerca de 24% (faixa etária de 25 a 64 anos), significativamente menor que a média de 49% de países desenvolvidos, membros da OCDE.

Segundo o relatório Education at a Glance (EaG) 2025, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne as principais e mais ricas economias do mundo, ter um diploma de ensino superior aumenta as chances de ter um emprego e melhores salários, que chegam a mais que o dobro daqueles que têm formação até o ensino médio.

Leia mais:
Tarcisio visita Bolsonaro em prisão domiciliar com tensão sobre candidatura
Para frear pressão do Centrão, família Bolsonaro nega acerto com Tarcisio

Os dados mostram que brasileiros de 25 a 64 anos que concluem o ensino superior ganham, em média, 148% a mais do que aqueles que têm ensino médio. Essa diferença é maior do que a média dos países da OCDE, que é de um salário médio 54% maior.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;