CNBC

CNBCSam Altman e o risco do Sora, app de vídeos por IA da OpenAI: “Espero que a Nintendo não nos processe”

Economia Brasileira

Amcham Brasil vê diálogo Lula–Trump como sinal de trégua após queda nas exportações

Publicado 06/10/2025 • 18:22 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • O telefonema entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, nesta segunda-feira (6), foi recebido pela Amcham Brasil como um gesto político importante em meio à piora recente no comércio entre Brasil e Estados Unidos.
  • Segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as exportações brasileiras para os EUA caíram 20,3% em setembro, enquanto as importações de produtos americanos subiram 14,3%.
  • No acumulado do ano, as vendas externas recuam 0,6%, e as compras crescem 11,8%, ampliando o superávit americano na balança bilateral para US$ 5,1 bilhões.
Presidentes do Brasil e dos EUA, Lula e Trump respectivamente.

Presidentes do Brasil e dos EUA, Lula e Trump

Agência Brasil/Reuters/Montagem/Cido Coelho/Times Brasil | CNBC

O telefonema entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, nesta segunda-feira (6), foi recebido pela Amcham Brasil como um gesto político importante em meio à piora recente no comércio entre Brasil e Estados Unidos.

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as exportações brasileiras para os EUA caíram 20,3% em setembro, enquanto as importações de produtos americanos subiram 14,3%. No acumulado do ano, as vendas externas recuam 0,6%, e as compras crescem 11,8%, ampliando o superávit americano na balança bilateral para US$ 5,1 bilhões.

Leia mais:
Trump diz que começou a fazer negócios com Lula: ‘nos conhecemos e gostamos um do outro’
Governo Lula minimiza risco de escolha de Marco Rubio como interlocutor de Trump para negociações
Trump e Lula destacam nas redes o tom positivo de telefonema sobre comércio e relações bilaterais

A deterioração é atribuída, em parte, às sobretaxas aplicadas a produtos brasileiros, sobretudo de siderurgia, alumínio, químicos e bens manufaturados, que vêm distorcendo fluxos e encarecendo insumos em ambos os lados.

“O comércio Brasil–EUA é sustentado por uma ampla rede de empresas, investimentos e interesses mútuos. Esperamos que o diálogo entre os presidentes abra caminho para negociações que devolvam previsibilidade e permitam preservar e expandir o comércio e os investimentos bilaterais”, afirmou Abrão Neto, presidente da Amcham Brasil.

A entidade avalia que a reaproximação política pode ajudar a destravar negociações técnicas e evitar novas barreiras comerciais. O tema deve ganhar destaque na edição de setembro do Monitor do Comércio Brasil–EUA, relatório mensal da Amcham que será divulgado nos próximos dias.

Para a organização, o momento é de “reconstruir pontes” e reduzir incertezas, num cenário em que o protecionismo volta a dominar a política comercial norte-americana.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;