Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Falta de mão de obra qualificada vira crise e afeta 69% das indústrias no Brasil
Publicado 07/09/2025 • 11:58 | Atualizado há 3 meses
Amazon anuncia saída de chefe de IA; veja quem vai assumir cargo
Tesouro dos EUA confirma apoio de Ray Dalio às contas Trump para crianças
Na disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do Banco Central diante de Trump
Conselho da Warner Bros. Discovery rejeita oferta da Paramount e afirma a acionistas que acordo com a Netflix é superior
Exclusivo CNBC: fundador da Ben & Jerry’s diz estar alarmado com mudanças no conselho da Magnum
Publicado 07/09/2025 • 11:58 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Pexels
Mulher trabalhando com equipamento de segurança
A escassez de mão de obra qualificada já atinge 69% das indústrias brasileiras, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O problema, que afeta empresas de todos os portes, ameaça a produtividade e pressiona a busca por novas habilidades em um cenário de rápidas transformações tecnológicas.
A dificuldade é mais acentuada entre pequenas e médias indústrias (70%), mas também atinge grandes companhias (63%). Na linha de produção, o quadro é crítico: 94% das empresas relatam falta de técnicos e 82% não conseguem contratar operadores adequados.
Áreas fora da produção também enfrentam escassez. O déficit chega a 71% no marketing, 66% na administração e 62% em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Para 70% das empresas, o impacto mais imediato é a perda de eficiência operacional, enquanto 63% apontam dificuldades em manter padrões de qualidade.
Para enfrentar o desafio, 78% das indústrias apostam em programas internos de capacitação, buscando requalificar trabalhadores já contratados. Essa estratégia é vista como alternativa para reduzir o apagão de talentos no curto prazo.
O avanço da automação e da inteligência artificial exige um novo perfil de profissionais. O conceito de Indústria 5.0, que combina máquinas inteligentes e criatividade humana, ganha força no Brasil. Robôs tendem a assumir tarefas repetitivas e de risco, liberando os trabalhadores para funções de inovação, pensamento crítico e resolução de problemas complexos.
“O equilíbrio entre tecnologia e força humana é o caminho para aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, valorizar o papel das pessoas no processo industrial”, avalia a CNI.
O Fórum Econômico Mundial estima que até 2025 cerca de 85 milhões de empregos devem desaparecer com a automação, enquanto outros 97 milhões podem surgir em funções ligadas à tecnologia.
Especialistas alertam, no entanto, que sem investimentos robustos em capacitação, a transição pode ampliar a lacuna de talentos no país.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Família de Chorão perde direitos sobre a marca Charlie Brown Jr.; entenda as consequências
2
Série especial: dívida bilionária nas estatais vira novo risco fiscal para o Brasil
3
EXCLUSIVO: Falta de higiene e estrutura sanitária. Um ano após escândalo de trabalho escravo, funcionários fazem manifestações em fábrica da BYD na Bahia
4
Mega da Virada: como funciona o bolão da loterias caixa?
5
Hapvida: ANS decide nesta sexta se empresa terá de refazer balanços e devolver quase R$ 1 bilhão