CNBC
Warren Buffett em uma coletiva de imprensa durante a Reunião de Acionistas da Berkshire Hathaway em 30 de abril de 2022.

CNBCWarren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos

Economia Brasileira

Dia dos Pais deve movimentar R$ 7,84 bilhões, mas 63% das PMEs não esperam aumento nas vendas

Publicado 05/08/2025 • 10:01 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Apesar da previsão de crescimento nas vendas para o Dia dos Pais, a maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras não espera alta no faturamento durante a data, considerada a quarta mais importante do varejo. O levantamento é da Serasa Experian.
  • Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção é de que a data movimente R$ 7,84 bilhões em 2025, uma alta de 3,2% na comparação com o ano anterior.
  • Ainda assim, 63% das PMEs ouvidas pelo estudo estimam estabilidade nas vendas.

Pexels

Apesar da previsão de crescimento nas vendas para o Dia dos Pais, a maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras não espera alta no faturamento durante a data, considerada a quarta mais importante do varejo. O levantamento é da Serasa Experian.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção é de que a data movimente R$ 7,84 bilhões em 2025, uma alta de 3,2% na comparação com o ano anterior. Ainda assim, 63% das PMEs ouvidas pelo estudo estimam estabilidade nas vendas.

A sondagem, feita em julho com 368 empresas da base de clientes da Serasa, mostra que apenas 36% esperam crescimento nas vendas no período. A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, atribui o cenário à combinação de crédito mais caro, inadimplência elevada e desaceleração econômica.

Leia também:

Vendas nos shoppings devem crescer 2,2% no Dia dos Pais, aponta pesquisa da Abrasce

Varejo atinge maior patamar de procura de crédito desde setembro de 2024 e setor tem 130 falências em 6 meses

“O mercado de trabalho aquecido e as medidas de estímulo ajudaram a sustentar o consumo no último ano. No entanto, a taxa de juros bastante restritiva começa a impactar a atividade econômica. Já observamos uma desaceleração no ritmo de concessão de crédito, reflexo não só do custo elevado, mas também da inadimplência crescente — hoje, 47,8% da população adulta está inadimplente, com média de quatro dívidas por CPF. Como o crédito é um pilar importante para o consumo no Brasil, esse cenário mais apertado tende a refletir nas vendas do Dia dos Pais, especialmente para os pequenos e médios negócios”, afirmou.

Setores e regiões com mais otimismo

Entre as empresas que estimam aumento nas vendas para a data comemorativa, a maioria atua no setor de serviços (62,5%), seguido por atacado (10,2%) e transportes (7,3%). Regionalmente, o Sudeste concentra 57,8% das empresas otimistas, enquanto Nordeste e Sul aparecem empatados, com 14,6% cada.

Empresas com melhores indicadores de crédito também tendem a ter uma visão mais positiva. Entre aquelas que esperam vender mais, 37,5% possuem Score PJ acima de 601. Outros 36,7% estão na faixa entre 301 e 600, e 25,8% têm pontuação até 300.

Já em relação ao tempo de operação, 25% das empresas que esperam crescimento nas vendas têm entre 6 e 10 anos de atividade, 22,6% estão no mercado há 11 a 20 anos, e 19,5%, entre 3 e 5 anos.

Importância do planejamento

O vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, reforça que o planejamento é essencial para aproveitar datas como o Dia dos Pais.

“Datas sazonais podem ser grandes aliadas para impulsionar pequenos e médios negócios. No entanto, é preciso planejamento. Visando apoiar as PMEs nesse processo, criamos um calendário de datas comemorativas, com o qual o empreendedor consegue visualizar os períodos mais importantes de acordo com seu tipo de negócio e entender em quais ações deve focar, visando o melhor custo-benefício”, afirma.

A Serasa Experian, responsável pela pesquisa, é uma empresa de tecnologia especializada em dados e análise de risco, que atua no Brasil desde 1968 e integra o grupo global Experian desde 2007. Além de oferecer soluções para crédito e prevenção a fraudes, a companhia também desenvolve ações voltadas ao apoio de pequenas empresas e à educação financeira.

A pesquisa foi realizada com PMEs de todas as regiões do Brasil em julho de 2025.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;