CNBC
Esta foto mostra a torre Aramco no Distrito Financeiro Rei Abdullah (KAFD) de Riad em 3 de março de 2025.

CNBC Aramco registra queda na receita no 2º trimestre, mas projeta aumento na demanda de petróleo

Economia Brasileira

Dia dos Pais deve movimentar R$ 7,84 bilhões, mas 63% das PMEs não esperam aumento nas vendas

Publicado 05/08/2025 • 10:01 | Atualizado há 7 horas

Da redação

KEY POINTS

  • Apesar da previsão de crescimento nas vendas para o Dia dos Pais, a maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras não espera alta no faturamento durante a data, considerada a quarta mais importante do varejo. O levantamento é da Serasa Experian.
  • Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção é de que a data movimente R$ 7,84 bilhões em 2025, uma alta de 3,2% na comparação com o ano anterior.
  • Ainda assim, 63% das PMEs ouvidas pelo estudo estimam estabilidade nas vendas.

Pexels

Apesar da previsão de crescimento nas vendas para o Dia dos Pais, a maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras não espera alta no faturamento durante a data, considerada a quarta mais importante do varejo. O levantamento é da Serasa Experian.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção é de que a data movimente R$ 7,84 bilhões em 2025, uma alta de 3,2% na comparação com o ano anterior. Ainda assim, 63% das PMEs ouvidas pelo estudo estimam estabilidade nas vendas.

A sondagem, feita em julho com 368 empresas da base de clientes da Serasa, mostra que apenas 36% esperam crescimento nas vendas no período. A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, atribui o cenário à combinação de crédito mais caro, inadimplência elevada e desaceleração econômica.

Leia também:

Vendas nos shoppings devem crescer 2,2% no Dia dos Pais, aponta pesquisa da Abrasce

Varejo atinge maior patamar de procura de crédito desde setembro de 2024 e setor tem 130 falências em 6 meses

“O mercado de trabalho aquecido e as medidas de estímulo ajudaram a sustentar o consumo no último ano. No entanto, a taxa de juros bastante restritiva começa a impactar a atividade econômica. Já observamos uma desaceleração no ritmo de concessão de crédito, reflexo não só do custo elevado, mas também da inadimplência crescente — hoje, 47,8% da população adulta está inadimplente, com média de quatro dívidas por CPF. Como o crédito é um pilar importante para o consumo no Brasil, esse cenário mais apertado tende a refletir nas vendas do Dia dos Pais, especialmente para os pequenos e médios negócios”, afirmou.

Setores e regiões com mais otimismo

Entre as empresas que estimam aumento nas vendas para a data comemorativa, a maioria atua no setor de serviços (62,5%), seguido por atacado (10,2%) e transportes (7,3%). Regionalmente, o Sudeste concentra 57,8% das empresas otimistas, enquanto Nordeste e Sul aparecem empatados, com 14,6% cada.

Empresas com melhores indicadores de crédito também tendem a ter uma visão mais positiva. Entre aquelas que esperam vender mais, 37,5% possuem Score PJ acima de 601. Outros 36,7% estão na faixa entre 301 e 600, e 25,8% têm pontuação até 300.

Já em relação ao tempo de operação, 25% das empresas que esperam crescimento nas vendas têm entre 6 e 10 anos de atividade, 22,6% estão no mercado há 11 a 20 anos, e 19,5%, entre 3 e 5 anos.

Importância do planejamento

O vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, reforça que o planejamento é essencial para aproveitar datas como o Dia dos Pais.

“Datas sazonais podem ser grandes aliadas para impulsionar pequenos e médios negócios. No entanto, é preciso planejamento. Visando apoiar as PMEs nesse processo, criamos um calendário de datas comemorativas, com o qual o empreendedor consegue visualizar os períodos mais importantes de acordo com seu tipo de negócio e entender em quais ações deve focar, visando o melhor custo-benefício”, afirma.

A Serasa Experian, responsável pela pesquisa, é uma empresa de tecnologia especializada em dados e análise de risco, que atua no Brasil desde 1968 e integra o grupo global Experian desde 2007. Além de oferecer soluções para crédito e prevenção a fraudes, a companhia também desenvolve ações voltadas ao apoio de pequenas empresas e à educação financeira.

A pesquisa foi realizada com PMEs de todas as regiões do Brasil em julho de 2025.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira