Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Em 2026, “vai faltar ação para comprar” no Brasil, diz especialista do mercado financeiro
Publicado 23/12/2025 • 21:10 | Atualizado há 2 horas
De Labubus a Jellycats: o que explica a obsessão da Geração Z por bichinhos de pelúcia?
Mercado de wellness em alta: por que suplementos de bem-estar ganham força nas festas de fim de ano
Empresas sentem impacto de novas exigências no visto H-1B para profissionais estrangeiros
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
Trump autoriza desconto direto em salário de quem deve empréstimo estudantil; entenda
Publicado 23/12/2025 • 21:10 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
A Ibovespa B3 pode viver novo ciclo de alta em 2026, especialmente porque os lucros das empresas do Ibovespa “nunca estiveram tão altos” – e a bolsa de ações espelha justamente o ganho das empresas. A análise é do consultor de investimentos da API Capital, Leandro Benincá, que falou com o Jornal Times Brasil, licenciado exclusivo CNBC, nesta terça-feira (23). “A minha opinião, eu sou da turma do mercado financeiro que diz que vai falta ação para comprar”, diz.
Benincá aponta que, hoje, há sinais positivos de que o Ibovespa B3 terá altas em 2026. “O principal deles é que a Bolsa está barata. Basicamente, ela está barata. A gente vê a Bolsa em uma máxima histórica dos 160 mil pontos, mas temos que lembrar que esses 160 mil pontos do Ibovespa não são necessariamente uma máxima histórica, é só o valor nominal. Porque, apesar dessa máxima histórica, aponta o analista, “o que representa realmente o que retorna para o investidor é o lucro que as empresas estão dando. E as empresas estão entregando resultado”.
Um novo ciclo das commodities brasileiras, segundo Benincá, é outro grande fator que pode beneficiar a alta da Ibovespa B3. “O Brasil tem uma reserva muito grande, 23% das reservas de terras raras conhecidas, que é o grande tema do momento, com nióbio, lítio, cobre, níquel e grafite”, exemplifica. “Sem contar ainda empresas que são altamente previsíveis, como as de energia e de saneamento, que já têm essa previsão futura praticamente contratada.”
Leia mais:
Ibovespa B3 fecha em alta e Alpagartas recupera perdas em meio a polêmica
O analista aponta ainda que quando o mercado entra num ciclo de alta, uma coisa puxa a outra. “Essas empresas começam a subir, as empresas da cadeia produtiva delas começam a se favorecer também. Os investidores começam a ver o lucro dessas empresas e começam a ficar mais empolgados com o mercado – e essa onda positiva começa a se manifestar.”
Nem mesmo o ano eleitora, segundo Benincá, pode afetar o ciclo de crescimento financeiro da principal bolsa do Brasil. “O que a gente consegue ver agora é que muitas dessas coisas que estão se desenhando não dependem de variáveis como por exemplo a política, as eleições. (o crescimento do mercado financeiro) não depende tanto disso porque as variáveis são mais técnicas, como, por exemplo, o lucro das empresas, o preço entregue das ações, o ciclo de commodities.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica
2
Funcionários dos Correios devem rejeitar acordo e ampliar risco de greve nacional
3
Volta do Banco Master? Por que TCU questiona liquidação da instituição
4
Ações da dona da Havaianas se recuperam e perda de mais de R$ 152 milhões é anulada
5
“Marcas fortes sofrem quando não respondem rápido”: as lições da polêmica da Havaianas