Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Galípolo: desempenho melhor do real explica desinflação de bens e inflação nos serviços
Publicado 06/10/2025 • 14:04 | Atualizado há 3 horas
ALERTA DE MERCADO:
Bitcoin em alta: criptomoeda alcança o maior valor em 52 semanas
Sam Altman e o risco do Sora, app de vídeos por IA da OpenAI: “Espero que a Nintendo não nos processe”
Selena Gomez não tinha dinheiro para ir ao primeiro teste — agora ela é uma empresária de mais de US$ 1 bi
Jim Cramer discorda de Warren Buffett sobre este conselho clássico de investimento — entenda o motivo
Ex-funcionário da Meta lidera busca nacional da OpenAI por data centers Stargate há 10 meses
Taylor Swift fatura US$ 33 milhões nos EUA com ‘festa de lançamento’ do álbum The Life of a Showgirl
Publicado 06/10/2025 • 14:04 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Gabriel Galípolo em dezembro de 2024.
Jose Cruz/Agência Brasil
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, mencionou nesta segunda-feira (6/10), que a valorização do real nos últimos meses é uma das explicações para ter havido uma desinflação mais evidente nos bens do que nos serviços. Segundo Galípolo, parte desse movimento do câmbio decorre da desvalorização global do dólar, mas que, mesmo assim, é preciso reconhecer que o real tem desempenhado melhor do que alguns de seus pares.
“O México, por exemplo, não sofreu uma desvalorização aguda da sua moeda como a gente sofreu no último trimestre do ano passado. E, neste ano, o real vem desempenhando melhor do que os seus pares, na média. Então, essa apreciação cambial explica o porquê que a gente está vendo uma desinflação mais rápida em bens e uma desinflação ainda bastante lenta em serviços”, explicou o presidente do BC, que participou nesta segunda-feira de evento da Fundação FHC, em São Paulo.
Ao comentar o cenário econômico do País, Galípolo também fez menção ao índice conhecido como “índice de mal-estar”, que soma o nível de desemprego e o nível de inflação – e que deve encerrar 2025 no melhor nível da série histórica, ou seja, indicando uma sensação de bem-estar muito grande, dada as taxas de desemprego muito baixas e a expectativa de inflação para o final do ano abaixo de 5%.
Crédito
O presidente do Banco Central disse ainda que, dado o nível restritivo dos juros, tem a expectativa de que as concessões de crédito desacelerem no País. “A gente espera que o crédito, como um mecanismo de transmissão por excelência da política monetária passe a apresentar uma desaceleração, é isso que é esperado com a elevação da taxa de juros”, frisou.
Ele destacou, porém, que o segmento mais forte em que é possível ver desaceleração no crédito está relacionado a uma mudança regulatória para beneficiários do INSS, que passaram a ter que fazer cadastro de biometria para a concessão de empréstimos. “A gente vê ainda um ponto de inflexão no crédito, mas absolutamente esperado dada a política monetária, Mas aquela queda maior precisa ser analisada à luz das mudanças regulatórias”, ressaltou.
Ainda sobre crédito, Galípolo disse que, na concessão a pessoas jurídicas, há uma queda acentuada nas operações do chamado “risco-sacado” que, segundo ele, sofreu queda de 15% no trimestre encerrado em julho. “Aparentemente dialogando um pouco com o que aconteceu com a questão da tributação do IOF”, detalhou.
Em relação à atividade econômica como um todo, Galípolo acrescentou que o quadro geral é de uma economia bastante resiliente, com alguns sinais de acomodação. Ele citou, por exemplo, que a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) mantém-se praticamente estável desde o terceiro trimestre de 2024, se for descontado do cálculo o fator pontual de uma importação de plataforma de petróleo, ocorrida no início deste ano. “É importante analisar esses indicadores para poder fazer uma comparação, e entender o que é ruído e o que é tendência”, disse.
Nesse contexto, Galípolo disse que o que se espera à frente é a suavização do crescimento econômico.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Trump liga para Lula e conversa sobre economia e comércio repercute nos mercados; dólar recua
COP30 abre corrida por negócios verdes e coloca Brasil no centro da transição climática
Burger King deixará a Argentina em meio à crise econômica; Alsea vende operação e mantém apenas a Starbucks
BeFly lidera ecossistema do turismo na América Latina e mira crescimento sustentável com tecnologia e inclusão
Soja: suspensão chinesa aos EUA valoriza produto brasileiro, mas ameaça preço interno e alerta para risco de excedente se bloqueio cair