CNBC
Um notebook mostra o logo da coinbase no centro

CNBC Ações da Coinbase despencam com receita decepcionante do segundo trimestre

Economia Brasileira

Haddad defende reforma estrutural no lugar de medidas paliativas como decreto do IOF

Publicado 02/06/2025 • 09:13 | Atualizado há 2 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (2) que o governo pretende focar em reformas estruturais para corrigir distorções no sistema tributário do setor financeiro, em vez de adotar apenas medidas pontuais como o decreto que ajusta o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
  • A declaração foi feita durante uma coletiva à imprensa em Brasília.
  • Para Haddad, mudanças estruturais geram mais confiança e previsibilidade.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (2) que o governo pretende focar em reformas estruturais para corrigir distorções no sistema tributário do setor financeiro, em vez de adotar apenas medidas pontuais como o decreto que ajusta o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A declaração foi feita durante uma coletiva à imprensa em Brasília.

Segundo o ministro, há um alinhamento entre o Executivo e os presidentes da Câmara e do Senado para as mudanças serem inseridas em um pacote mais amplo de reestruturação tributária. “Acertamos fazer duas coisas: corrigir distorções no sistema financeiro para abrir espaço para a calibragem do decreto do IOF e, segundo, colocar qualquer alteração no âmbito das reformas estruturais”, explicou.

Leia também:

Haddad diz que “não há problema em recalcular a rota” após revogar parcialmente alta do IOF

Para Haddad, mudanças estruturais geram mais confiança e previsibilidade. “Quando você faz uma coisa mais estrutural, você passa mais confiança de que aquilo tem uma estabilidade no tempo, de que você não vai ter que voltar para a prancheta para resolver um problema pontual”, disse.

O ministro destacou que há convergência entre o que propõe a Fazenda e as prioridades dos líderes do Congresso. “Houve uma confluência muito grande de propósitos. Calibrar as alíquotas dos tributos sobre finanças, mas não ficar nisso. Ir além. Resolver o problema de 2025 e fazer uma reforma estrutural para os anos seguintes.”

Haddad também reforçou que o compromisso com as metas fiscais está mantido. “Eu não estou abrindo das metas que a Fazenda estabeleceu de comum acordo com o Executivo e com o Legislativo. Nós não podemos abrir. Então, o que tiver que fazer, eu vou fazer.”

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira