CNBC

CNBCOs 10 principais empregos que oferecem trabalho remoto de meio período

Economia Brasileira

Mercado acredita que PIB do 2º trimestre, que será anunciado hoje, aponte para desaceleração

Publicado 02/09/2025 • 07:45 | Atualizado há 7 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • PIB do 2º trimestre de 2025 deve crescer 0,5% no trimestre e 2,1% no ano
  • Desaceleração da economia se espalha entre setores, com consumo menor, indústria em queda e exportações do agro no lado positivo.

Unsplash.

Resultado nominal do governo segue projetado em déficit de 8,40% do PIB para 2025 e 2026.

Os analistas do mercado projetam que o Produto Interno Bruto (PIB) do 2º trimestre de 2025, que será divulgado nesta terça-feira (2), às 9h, cresça, em média 2,4% em base anual e 0,5% ante o trimestre anterior. Os índices representariam sinais de desaceleração no acumulado em 12 meses. A exceção deve ser a agropecuária, ainda beneficiada pela safra recorde de grãos.

Na ótica da oferta, o setor de Serviços deve seguir resiliente, puxado por transportes e logística, enquanto a Indústria perde fôlego, sobretudo na transformação. A Agropecuária deve continuar positiva, mas em ritmo mais fraco que no primeiro trimestre. Pelo lado da demanda, o consumo das famílias mostra desaceleração em bens dependentes de crédito, e o investimento recua sob impacto dos juros elevados. Exportações devem reagir após início de ano fraco, e as importações tendem a cair, contribuindo para o resultado.

O economista Jorge Ferreira dos Santos Filho, professor da ESPM, avalia que o mercado espera um número ligeiramente abaixo das projeções oficiais. “Possivelmente teremos uma desaceleração do nível da economia. O PIB deve ficar entre 2,2% e 2,4%, considerando 2,4% um cenário otimista”, afirmou.

Na visão da Bossa Invest, a projeção de crescimento de 2,19% para 2025 expõe a resiliência da economia brasileira, mesmo diante de ajustes fiscais e juros altos. Para startups e negócios de inovação, esse ritmo de expansão abre espaço para novas soluções ganharem escala em setores como crédito, logística, saúde e consumo, transformando o PIB em um termômetro de oportunidades de mercado.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira