CNBC

CNBCBessent e vice-premiê chinês vão se reunir para tentar conter escalada de tarifas dos EUA

Economia Brasileira

Tarifaço: em nota conjunta, Brasil e EUA classificam reunião entre Vieira e Rubio como ‘muito positiva’ e prometem ampliar cooperação

Publicado 16/10/2025 • 21:20 | Atualizado há 2 dias

KEY POINTS

  • O Brasil e os Estados Unidos divulgaram, nesta quinta-feira (16), uma nota conjunta classificando como “muito positiva” a reunião realizada em Washington entre o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
  • Segundo o comunicado, Rubio e Vieira “mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento” e concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, estabelecendo uma “rota de trabalho conjunto”.
  • “Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o presidente Trump e o presidente Lula na primeira oportunidade possível”, diz o texto.

Embaixada do Brasil

Ministro Mauro Vieira e secretário Marco Rubio

O Brasil e os Estados Unidos divulgaram, nesta quinta-feira (16), uma nota conjunta classificando como “muito positiva” a reunião realizada em Washington entre o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. O encontro, que durou pouco mais de uma hora, marcou a retomada do diálogo comercial entre os dois países após o anúncio, por parte do presidente norte-americano, Donald Trump, de tarifas de 50% sobre exportações brasileiras.

Segundo o comunicado, Rubio e Vieira “mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento” e concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, estabelecendo uma “rota de trabalho conjunto”.

“Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o presidente Trump e o presidente Lula na primeira oportunidade possível”, diz o texto.

Leia a nota traduzida na íntegra:

Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento.

O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto.

Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível“.

Leia mais:
Tarifaço: Mauro Vieira diz que reunião com Rubio foi produtiva, mas não anuncia resultados concretos

Reunião e bastidores

Mais cedo, Mauro Vieira havia afirmado que a conversa foi “muito produtiva” e que há disposição dos dois lados para trabalhar juntos, embora sem resultados concretos imediatos sobre o chamado tarifaço. O chanceler destacou que as equipes técnicas continuarão em contato e que há interesse mútuo em uma reunião entre Lula e Trump, ainda sem data definida.

Fontes diplomáticas informaram que o encontro foi dividido em duas etapas. Na primeira, de cerca de 15 minutos, Vieira e Rubio conversaram a sós, com a presença da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti. Em seguida, ocorreu uma reunião ampliada, que contou, do lado brasileiro, com os embaixadores Maurício Lyrio, Philip Gough e Joel Sampaio; e, do lado norte-americano, com o representante de comércio dos EUA, Jamieson Greer.

Análises

Para Rodrigo Amaral, professor de Relações Internacionais da PUC-SP, o encontro reflete um movimento de normalização nas relações bilaterais.

“Em todos os atritos entre os dois países, houve depois uma normalização da relação bilateral. O episódio de hoje é a busca por essa normalização, ainda que não haja um resultado concreto, há uma fase preliminar”, afirmou.

O economista-chefe da Warren Investimentos, Felipe Salto, avaliou que o principal resultado é a reabertura do canal diplomático.

“A notícia principal é o fato de ter havido a reunião (…). Agora a gente percebe que a diplomacia está funcionando.”

Salto destacou ainda que os Estados Unidos têm interesse em avançar nas negociações.

“É claro que é cedo para dizer se vai ter algo de concreto (…), mas, a meu ver, o interesse dos Estados Unidos também é grande. Tem a questão dos minerais, das terras raras, e tem também as sinalizações que, a meu ver, os Estados Unidos querem dar, por meio do Brasil, para o grande oponente, o grande alvo dos Estados Unidos, que é a China.”

A nota conjunta marca o primeiro gesto formal de cooperação entre os dois governos desde o início da escalada tarifária, abrindo caminho para novas negociações comerciais e diplomáticas nas próximas semanas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;