Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump diz que ‘Brasil tem sido um parceiro comercial horrível’ e que ‘tem leis muito ruins’; Lula reage
Publicado 14/08/2025 • 15:43 | Atualizado há 3 meses
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
Trump anuncia acordos com Eli Lily e Novo Nordisk
Publicado 14/08/2025 • 15:43 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (14) na Casa Branca que o Brasil “tem sido um parceiro comercial horrível que cobra tarifas ‘enormes’ dos norte-americanos”. Trump também afirmou que o Brasil “tem leis muito ruins acontecendo agora”. Respondendo à pergunta de um jornalista sobre a aproximação de Brasil e México da China, ele disse:
“Não estou nem um pouco preocupado. Eles podem fazer o que quiserem. Sabe, nenhum deles está se saindo muito bem. E o que estamos fazendo em termos de economia, estamos deixando todos para trás, inclusive a China. Estamos nos saindo melhor do que qualquer outro país do mundo neste momento”.
Leia mais:
“O plástico está em todos os produtos exportados”, alerta presidente Abiplast sobre efeitos do tarifaço
Trump emendou: “o Brasil tem sido um parceiro comercial horrível em termos de tarifas. Como você sabe, eles nos cobram ‘tarifas enormes’, muito, muito maiores do que nós cobramos deles — nós praticamente não cobramos nada — e o Brasil tem algumas leis muito ruins atualmente”.
O presidente norte-americano também voltou a revelar incômodo com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Eles pegaram um presidente e o colocaram na prisão, e eu, por acaso, conheço esse homem e, vou lhe dizer, sou muito bom com as pessoas. Acho que ele é um homem honesto. Acho que o que eles fizeram foi uma execução política com Bolsonaro”.
“Acho que isso é terrível, mas eles também nos trataram muito mal como parceiros comerciais por muitos e muitos anos. Um dos piores países do mundo para isso. Eles cobraram tarifas enormes e tornaram muito difícil fazer qualquer coisa. Portanto, agora estão sendo cobradas tarifas de 50%, e eles não estão satisfeitos, mas é assim que as coisas funcionam”, completou Trump.
Num evento no fim da tarde desta quinta-feira (14), p presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu às declarações de Trump: “é mentira” e que não “vai ficar de joelhos para os EUA”.
Mais cedo, durante a inauguração da nova fábrica de hemoderivados da Hemobrás, em Goiana (PE), Lula classificou como “insensatez” a decisão de Donald Trump de elevar tarifas sobre produtos brasileiros. Lula afirmou que os Estados Unidos mantêm superávit com o Brasil há 20 anos e que não há justificativa para a medida.
O presidente também rebateu acusações de perseguição política a Bolsonaro, dizendo que o caso envolve crimes como tentativa de golpe e ameaças a autoridades. Ele defendeu a regulação das redes sociais para combater fake news e discursos de ódio.
Lula ainda garantiu que o Brasil buscará novos mercados diante de restrições comerciais dos EUA, citando a abertura de 400 destinos em dois anos e meio e o início das exportações de carnes e miúdos para as Filipinas.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
2
CEO Tércio Borlenghi tem participação reduzida na Ambipar e fato relevante cita ‘venda irregular de ações’
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
4
China libera importação de frango do Brasil proibida desde maio por causa da gripe aviária
5
Bilionária Weili Dai inicia operação da MeetKai no Brasil com proposta de IA ‘soberana’