Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Em clima de COP30 Lula aposta em jovens para explorar riquezas naturais ainda desconhecidas do Brasil
Publicado 08/10/2025 • 14:01 | Atualizado há 13 horas
Anthropic abrirá primeiro escritório na Índia enquanto rival OpenAI aumenta presença no país
Ações de gigantes automobilísticos despencam com as novas tarifas de aço da União Europeia
Verizon fecha acordo com AST SpaceMobile para fornecer serviço celular a partir do espaço; Ações da AST disparam
Indústria siderúrgica do Reino Unido alerta para a “maior crise” de todos os tempos com aumento de tarifas
Importadora prevê falta de árvores de Natal no fim do ano
Publicado 08/10/2025 • 14:01 | Atualizado há 13 horas
KEY POINTS
Instagram Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quarta-feira (08) da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Luziânia (GO), e destacou que o Brasil ainda desconhece grande parte de suas riquezas naturais, sem um mapeamento completo das terras raras, minerais estratégicos. Ele ressaltou a importância de valorizar esse patrimônio, especialmente para as novas gerações.
“Só conhecemos cerca de 30% das nossas riquezas minerais. Há 70% que ainda não exploramos. Ainda não temos o mapeamento das terras raras, que despertam interesse em todo o mundo”, afirmou Lula.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também participou do evento, lembrando que “é fácil defender o meio ambiente em outros países; o desafio é alcançar desmatamento zero no próprio Brasil”.
Saiba mais:
Biotecnologia brasileira prepara o agro para a COP30 com soluções contra a crise climática
EXCLUSIVO: COP30 será uma vitrine para mostrar o potencial da construção sustentável brasileira
Durante a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada nesta quarta-feira (08) em Luziânia (GO), o presidente Lula destacou a importância de os jovens conhecerem e estudarem o próprio país. Para ele, estimular crianças e adolescentes a explorar as riquezas naturais brasileiras é uma forma de promover conhecimento e consciência ambiental desde cedo.
“Eu brigo com o Ministério do Turismo, porque acho que temos que fazer publicidade, incentivar a meninada da escola a ir à Amazônia. Precisa ir à Disney? Acho que sim, mas também à Amazônia, para ver as riquezas que temos”, afirmou o presidente. A declaração reforça a ideia de que o turismo interno pode ser uma ferramenta educativa e cultural para as novas gerações.
Lula enfatizou que o governo deve atuar na promoção de destinos nacionais, citando especificamente rios importantes como o Amazonas e o Tapajós. Segundo ele, levar estudantes para conhecer esses locais não é apenas lazer, mas uma forma de aprendizado sobre a biodiversidade.
O presidente ainda ressaltou que incentivar o turismo educacional pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes sobre a preservação ambiental e sobre o desenvolvimento sustentável. “Isso é desenvolvimento de conhecimento”, completou, destacando a relação entre experiências práticas e aprendizado escolar.
A fala de Lula ocorre em um contexto de promoção da COP30, que será realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, reunindo líderes e especialistas para discutir mudanças climáticas. O presidente reforçou a atenção do governo para políticas voltadas à educação ambiental e ao turismo pedagógico, com propostas de programas que aproximem os jovens das regiões mais ricas em biodiversidade e patrimônio natural do Brasil.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
Liderar na era da IA: como evitar a gestão de superfície
Apesar de crescimento, baixa eficiência tira R$ 42,4 bi da indústria têxtil em 2024
Brasil propõe integração mundial dos mercados de carbono na COP30
Tokenização de imóveis avança com proposta de mudanças na CVM 88