Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: para driblar tarifaço, solução é olhar pra dentro do próprio negócio, diz fundador da Ricardo Eletro
Publicado 12/09/2025 • 19:22 | Atualizado há 2 horas
Relatório do governo Trump sobre vacinas derruba ações da Pfizer e da Moderna
Microsoft evita multa pesada da União Europeia com acordo para separar o Teams
Apple adiou o lançamento do iPhone Air na China continental devido ao design do eSIM
Inflação e tarifas desafiam consumidores no início da temporada de compras de fim de ano
Startups de defesa crescem enquanto investidores de risco correm para rearmar a Europa
Publicado 12/09/2025 • 19:22 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
O principal efeito do tarifaço sobre o varejo brasileiro pode ser o aumento do desemprego, afirmou Ricardo Nunes, CEO do Grupo R1 e fundador da Ricardo Eletro, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
“Podemos chegar a uma taxa de juros de 15% unida com o aumento do desemprego. Então, é um momento muito delicado e temos que estar muito atentos. Nós não sabemos todos os impactos que ainda virão”, disse.
Ele destacou a importância de olhar para dentro das empresas e fortalecer a cultura organizacional para enfrentar crises. “Nesse momento a pessoa tem que olhar os próprios negócios. Muitas vezes é que o empresário nesse momento fica impactado com as notícias e para de agir. Então é o momento de trabalhar mais, olhar para dentro do seu negócio e ver como buscar a solução.”
Nunes também ressaltou a necessidade de gestão financeira eficiente e da busca por parcerias estratégicas. “O correto é estar muito atento ao capital de giro e ter muita atenção ao estoque, buscar parcerias, porque o varejo vive altos e baixos”, explicou.
Leia mais:
Mesmo com as tarifas adicionais, exportações do agro avançam em agosto
Após alta em julho, frete fica mais barato em agosto e chega a R$ 7,36
Sobre a concorrência dos produtos chineses e as vendas online, Ricardo Nunes enfatizou o valor do conhecimento e da presença em múltiplos canais. “É difícil porque, através dos marketplaces, que hoje dominaram o mercado de venda no varejo, as indústrias estão interagindo direto com o consumidor final. Como é possível enfrentar isso? Através de conhecimento, buscando alternativas, estando presente na loja física e no marketplace.”
O CEO criticou cortes de marketing em momentos de crise e falou sobre oportunidades no varejo. “A primeira coisa que os empresários fazem é cortar o marketing. A única forma que tem de vender mais é através da comunicação, marketing bem feito, bem elaborado, entendendo claramente quem é o seu cliente.”
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Microsoft volta com o trabalho presencial: funcionários terão que ir ao escritório três vezes por semana
Após celulose, EUA cortam tarifa de 10% sobre ferroníquel brasileiro
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
O que se sabe sobre o assassinato de Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump
Câmera vintage de brinquedo: Kodak aposta na nostalgia e esgota produto no lançamento