Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: Para driblar tarifaço, solução é olhar para o próprio negócio, diz fundador da Ricardo Eletro
Publicado 12/09/2025 • 19:22 | Atualizado há 3 meses
Fusão: Comcast faz nova proposta e avança em compra da Warner Bros
Micron deixa mercado de memória para consumidores e foca chips de IA
OpenAI entra em “alerta máximo” enquanto Google e Anthropic avançam
Correndo atrás do prejuízo, dona do ChatGPT faz aquisição para reforçar sua IA
Secretário de Comércio dos EUA detalha investimentos em semicondutores e impacto de tarifas
Publicado 12/09/2025 • 19:22 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O principal efeito do tarifaço sobre o varejo brasileiro pode ser o aumento do desemprego, afirmou Ricardo Nunes, CEO do Grupo R1 e fundador da Ricardo Eletro, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
“Podemos chegar a uma taxa de juros de 15% unida com o aumento do desemprego. Então, é um momento muito delicado e temos que estar muito atentos. Nós não sabemos todos os impactos que ainda virão”, disse.
Ele destacou a importância de olhar para dentro das empresas e fortalecer a cultura organizacional para enfrentar crises. “Nesse momento a pessoa tem que olhar os próprios negócios. Muitas vezes é que o empresário nesse momento fica impactado com as notícias e para de agir. Então é o momento de trabalhar mais, olhar para dentro do seu negócio e ver como buscar a solução.”
Nunes também ressaltou a necessidade de gestão financeira eficiente e da busca por parcerias estratégicas. “O correto é estar muito atento ao capital de giro e ter muita atenção ao estoque, buscar parcerias, porque o varejo vive altos e baixos”, explicou.
Leia mais:
Mesmo com as tarifas adicionais, exportações do agro avançam em agosto
Após alta em julho, frete fica mais barato em agosto e chega a R$ 7,36
Sobre a concorrência dos produtos chineses e as vendas online, Ricardo Nunes enfatizou o valor do conhecimento e da presença em múltiplos canais. “É difícil porque, através dos marketplaces, que hoje dominaram o mercado de venda no varejo, as indústrias estão interagindo direto com o consumidor final. Como é possível enfrentar isso? Através de conhecimento, buscando alternativas, estando presente na loja física e no marketplace.”
O CEO criticou cortes de marketing em momentos de crise e falou sobre oportunidades no varejo. “A primeira coisa que os empresários fazem é cortar o marketing. A única forma que tem de vender mais é através da comunicação, marketing bem feito, bem elaborado, entendendo claramente quem é o seu cliente.”
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Quais os próximos jogos do Flamengo? Veja datas e horários
2
Banco Master: o que falta para os pagamentos começarem?
3
Alta de 50%: campeão, Flamengo pode ter faturamento de R$ 2 bilhões neste ano
4
Kalshi: o negócio por trás da bilionária brasileira mais jovem a construir seu próprio império sozinha
5
Queda da natalidade coloca o futuro da Coreia do Sul em risco