CNBC
O logotipo da Pfizer é visto do lado de fora da fábrica da empresa farmacêutica, em Newbridge, Irlanda, em 10 de fevereiro de 2025.

CNBCRelatório do governo Trump sobre vacinas derruba ações da Pfizer e da Moderna

Brasil

EXCLUSIVO: para driblar tarifaço, solução é olhar pra dentro do próprio negócio, diz fundador da Ricardo Eletro

Publicado 12/09/2025 • 19:22 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O principal efeito do tarifaço sobre o varejo brasileiro pode ser o aumento do desemprego, afirmou o CEO do Grupo R1 e fundador da Ricardo Eletro, Ricardo Nunes.
  • Ele destacou a importância de olhar para dentro das empresas e fortalecer a cultura organizacional para enfrentar crises.
  • Nunes também ressaltou a necessidade de gestão financeira eficiente e a busca por parcerias estratégicas.

O principal efeito do tarifaço sobre o varejo brasileiro pode ser o aumento do desemprego, afirmou Ricardo Nunes, CEO do Grupo R1 e fundador da Ricardo Eletro, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

“Podemos chegar a uma taxa de juros de 15% unida com o aumento do desemprego. Então, é um momento muito delicado e temos que estar muito atentos. Nós não sabemos todos os impactos que ainda virão”, disse.

Ele destacou a importância de olhar para dentro das empresas e fortalecer a cultura organizacional para enfrentar crises. “Nesse momento a pessoa tem que olhar os próprios negócios. Muitas vezes é que o empresário nesse momento fica impactado com as notícias e para de agir. Então é o momento de trabalhar mais, olhar para dentro do seu negócio e ver como buscar a solução.”

Nunes também ressaltou a necessidade de gestão financeira eficiente e da busca por parcerias estratégicas. “O correto é estar muito atento ao capital de giro e ter muita atenção ao estoque, buscar parcerias, porque o varejo vive altos e baixos”, explicou.

Leia mais:
Mesmo com as tarifas adicionais, exportações do agro avançam em agosto
Após alta em julho, frete fica mais barato em agosto e chega a R$ 7,36

Sobre a concorrência dos produtos chineses e as vendas online, Ricardo Nunes enfatizou o valor do conhecimento e da presença em múltiplos canais. “É difícil porque, através dos marketplaces, que hoje dominaram o mercado de venda no varejo, as indústrias estão interagindo direto com o consumidor final. Como é possível enfrentar isso? Através de conhecimento, buscando alternativas, estando presente na loja física e no marketplace.”

O CEO criticou cortes de marketing em momentos de crise e falou sobre oportunidades no varejo. “A primeira coisa que os empresários fazem é cortar o marketing. A única forma que tem de vender mais é através da comunicação, marketing bem feito, bem elaborado, entendendo claramente quem é o seu cliente.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil