CNBC

CNBCIA no espaço: startup apoiada pela Nvidia dá passo inédito em órbita

Notícias do Brasil

Enel vai receber reforços de equipes de outras distribuidoras de energia para resolver apagão em SP

Publicado 12/12/2025 • 20:37 | Atualizado há 35 minutos

KEY POINTS

  • Mesmo após queda inicial no número de afetados, 750 mil clientes da Enel SP ainda estavam sem luz na tarde de sexta-feira, com novas interrupções causadas pelos ventos fortes
  • Aneel e MME mobilizaram 76 equipes pesadas de distribuidoras de vários estados (Light, Elektro, CPFL, Cemig, Enel CE e Enel RJ) para reconstrução de redes e troca de postes
  • Aneel e Arsesp realizaram vistoria in loco e seguem monitorando a Enel SP, que não tem previsão de normalização do serviço
Falta de luz

Paulo Pinto Agência Brasil

Rajadas de 98 km/h em SP deixam 1,5 milhão de imóveis sem energia pelo segundo dia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério de Minas e Energia (MME) determinaram o envio de um reforço emergencial para acelerar a recomposição da rede após o novo apagão que deixou centenas de milhares de consumidores da Enel São Paulo sem luz.

No total, 76 equipes “pesadas”, voltadas à reconstrução de redes e substituição de postes, foram colocadas à disposição. A mobilização reúne 36 equipes das distribuidoras Light, Elektro, CPFL e Cemig, além de 40 equipes adicionais da Enel Ceará e Enel Rio.

Segundo a Aneel, na quinta-feira (11) houve uma reunião com distribuidoras do Sul e Sudeste para analisar o compartilhamento de equipes e equipamentos. As empresas, porém, informaram que não poderiam ceder pessoal nos próximos dias devido ao risco de agravamento das tempestades em suas próprias áreas de concessão.

Leia mais:
Apagão causado por ciclone gera rombo de R$ 1,5 bilhão no comércio e serviços de São Paulo
Axia Energia inicia obras de transmissão bilionárias no Ceará; entenda

A Enel São Paulo segue sem conseguir restabelecer o fornecimento de energia aos clientes atingidos pelo ciclone extratropical. No fim da tarde desta sexta-feira, cerca de 750 mil consumidores ainda estavam sem eletricidade, o equivalente a 8,8% da base total atendida pela concessionária em 24 municípios da Grande São Paulo.

O número de imóveis no escuro havia caído para cerca de 600 mil, mas voltou a subir com a continuidade dos ventos fortes na capital.

A Aneel e a Arsesp realizaram nesta sexta-feira uma vistoria in loco no Centro de Operações da Enel SP e na Base de Guarapiranga, de onde partem as equipes de reparo. De acordo com a agência reguladora, a estrutura está operando dentro do esperado.

A Aneel afirmou que vai continuar acompanhando e fiscalizando o fornecimento de energia e as ações de restabelecimento, em conjunto com o MME e a Arsesp.

Leia mais:
Enel: 10% da Grande São Paulo ainda estão sem energia na manhã de sexta-feira
Ficou sem luz? Consumidores podem pedir ressarcimento; veja como funciona

O governo federal também pediu investigação sobre possível descumprimento contratual por parte das distribuidoras que atuam no Estado, diante da demora recorrente no restabelecimento após eventos climáticos extremos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;