Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Corridas de rua atraem mais iniciantes e movimentam R$ 1,1 bilhão no Brasil
Publicado 05/09/2025 • 14:46 | Atualizado há 2 horas
BREAKING NEWS:
OpenAI aposta alto na Índia — veja tudo o que a desenvolvedora do ChatGPT está fazendo por lá
Paramount exige retorno ao escritório cinco dias por semana antes de cortes de custos
Dallas Cowboys lideram ranking da CNBC dos times mais valiosos da NFL; veja a lista
Apple está bem posicionada no ranking da IA mesmo sem tecnologia própria, aponta analista da CNBC
BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses
Publicado 05/09/2025 • 14:46 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
As corridas de rua deixaram de ser um esporte de nicho para se consolidarem como uma prática social no Brasil. Dados da Ticket Sports mostram que, em 2025, 45% dos inscritos em provas participaram de seu primeiro evento. Em 2024, esse número havia sido de 35%.
Segundo Daniel Krutman, CEO da Ticket Sports, o avanço vem principalmente da Geração Z e de mudanças sociais ligadas à saúde física e mental. “Quase metade das pessoas que você vê em uma prova nunca havia corrido antes na vida”, disse em entrevista à CNBC Brasil.
Hoje, o país reúne cerca de 14 milhões de corredores, entre praticantes de rua e de esteira, movimentando um mercado estimado em R$ 1,1 bilhão.
As provas temáticas desempenham papel central nesse movimento. Elas atraem públicos que não se identificam como atletas, mas que encontram no vínculo com a cultura popular um motivo para participar.
Um exemplo é a corrida da NFL, marcada para este fim de semana em São Paulo. “O participante escolhe uma camiseta de um dos 32 times e vai pelo amor ao futebol americano. Depois, descobre um universo novo de saúde e bem-estar”, explicou Krutman.
Apesar da expansão, a rentabilidade dos eventos ainda é restrita. Entre os mais de 11 mil mapeados pela Ticket Sports, a receita média é de R$ 97 mil — valor considerado baixo frente aos custos de infraestrutura.
Esses custos incluem kits, logística, fechamento de ruas, hidratação e área médica. “Nem todo iniciante está preparado para correr 5 km ou 10 km, então a segurança precisa ser reforçada”, ressaltou Krutman.
A dependência de patrocínios se mantém alta, especialmente fora das grandes maratonas, como a do Rio, de São Paulo ou a São Silvestre, que neste ano chega à sua 100ª edição.
Krutman acredita que o setor seguirá em alta por muitas décadas. “Temos no mínimo mais 100 anos de crescimento pela frente. O esporte é a principal ferramenta para enfrentar problemas do século XXI, como solidão, obesidade e saúde mental”, afirmou.
Segundo ele, as corridas e demais eventos esportivos oferecem estímulos constantes para treinar e manter a disciplina. “Você sempre tem um próximo passo, uma nova meta. Isso transforma a vida das pessoas.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Brasília agora: Congresso Nacional une líderes para ter o poder de punir diretores do Banco Central
Decisões do Banco Central favorecem BTG e geram R$ 11 bilhões em créditos contra a União, diz denúncia
ChatGPT terá controle parental após morte de adolescente
iFood movimenta R$ 140 bi e transforma o mercado com inovação, diz CEO
Adotado por 160 milhões de brasileiros, Pix ganha força no exterior por meio de parcerias entre fintechs nacionais