Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: Fernanda Rocha dá dicas de como proteger a carteira de investimentos diante da volatilidade global
Publicado 13/10/2025 • 19:52 | Atualizado há 2 horas
EXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem
Montadoras são acusadas de fraudar testes de emissões de diesel em processos no Reino Unido
Pesquisa aponta que maioria dos americanos deixaria o emprego se voltasse ao presencial
Salesforce adiciona chamada de voz a software de atendimento ao cliente Agentforce AI
Citi prepara serviço de custódia de criptoativos em 2026, enquanto Wall Street mergulha mais fundo em ativos digitais
Publicado 13/10/2025 • 19:52 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
O aumento da volatilidade nos mercados financeiros reacendeu a preocupação dos investidores com a proteção do patrimônio, após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tarifas de 100% sobre produtos chineses — medida prevista para entrar em vigor em 1º de novembro.
A decisão renovou a tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo e resultou em perdas de até US$ 2 trilhões em valor de mercado nas bolsas americanas.
Para proteger o patrimônio diante da volatilidade global, Fernanda Rocha, analista e assessora de investimentos da Monte Bravo, recomenda diversificação da carteira, exposição a ativos reais e manutenção de liquidez.
“Não tem muita mágica. A gente costuma dizer que, no mercado financeiro, o almoço grátis é a diversificação”, afirmou em entrevista ao Times Brasil | Licenciado Exclusivo CNBC.
Leia também:
Hipócritas: China reage a tarifas de Trump e defende controle sobre exportações de terras raras
Trump impõe tarifa extra de 100% sobre importações da China e adiciona controles de exportação sobre ‘software crítico’Segundo a analista, ativos como ouro e metais tendem a se valorizar em períodos de inflação, enquanto fundos cambiais e aplicações em moedas fortes ajudam a reduzir riscos.
“Quando um país entra em um espiral negativo, no qual uma moeda mais forte se torna escassa, poder resgatar essa moeda em outro país traz segurança e musculatura para a carteira”, explicou.
Fernanda também alertou para os custos da troca frequente de investimentos.
“Toda vez que você troca de carro, acaba deixando um pouquinho na mesa. Com os investimentos, é a mesma coisa — alguma taxa vai ficar no meio do caminho. Se o investidor mantiver o posicionamento, o resultado tende a ser mais benéfico no longo prazo”, avaliou.
A especialista reforçou ainda a importância de manter liquidez para aproveitar oportunidades que surgem em momentos de estresse do mercado.
“Manter liquidez é fundamental para aproveitar as assimetrias, quando os preços ficam muito atrativos”, observou.
Cenário brasileiro e capital estrangeiro
Sobre o mercado doméstico, Fernanda Rocha destacou que a alta recente do Ibovespa foi impulsionada principalmente pela entrada de investidores estrangeiros. Ela comentou também o aporte de capital autorizado pelo Banco Central ao Banco Master, avaliando que a medida fortalece a instituição e contribui para a estabilidade do sistema financeiro.
“Se uma instituição entra em insolvência, isso pode gerar uma crise de crédito e exigir uma atuação mais forte do FGC. É positivo ver o mercado encontrando mecanismos para evitar esse tipo de cenário — uma ótima notícia no dia de hoje”, concluiu.
Contexto global
Ainda na entrevista, a especialista destacou que a volatilidade nos mercados americanos reflete a interdependência entre Estados Unidos e China.
“Eles vivem uma simbiose. Um necessita do outro e se fazem mal um para o outro”, disse, referindo-se à capacidade da China de replicar tecnologia rapidamente e à sua posição como grande detentora de dívida americana.
Fernanda também observou que conflitos internacionais, como o entre Ucrânia e Rússia, contribuem para a instabilidade global e reforçam a importância de estratégias defensivas, incluindo diversificação, hedge em moedas fortes e exposição a ativos reais.
Para ela, a proteção da carteira diante da volatilidade internacional depende de manter liquidez e de uma estrutura de investimentos capaz de resistir a oscilações bruscas nos mercados.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Maior fábrica de celulose do mundo é erguida no Brasil com investimento de US$ 4,6 bilhões
Arauco: Maior fábrica de celulose do mundo criará vagas de emprego que superam o número de habitantes da cidade sede em MS
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar
Cinco lições deixadas pela crise dos COEs da Ambipar e da Braskem