Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: Mercado de carbono pode chegar a R$ 300 bilhões
Publicado 25/11/2025 • 19:44 | Atualizado há 1 hora
Famílias de vítimas do ataque de 7 de outubro processam a Binance por suposto apoio financeiro ao Hamas
Trump deve anunciar novo presidente do Fed antes do Natal, diz secretário à CNBC
Nvidia cita Michael Burry em memorando secreto para rebater alegações de bolha de IA
Ação da Nvidia cai após notícia de que Meta avalia usar chips de IA do Google
Ações do Alibaba sobem com IA impulsionando salto de 34% nas vendas de nuvem
Publicado 25/11/2025 • 19:44 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
O Brasil está bem posicionado, mas ainda precisa dar novos passos, disse Otávio Lopes, sócio líder de agro da EY para a América Latina, ao comentar o avanço do agro sustentável em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC.
Segundo ele, “o país já está na vanguarda do manejo sustentável, avançou muito em preservação de áreas e agora precisa acelerar a recuperação de áreas degradadas, estruturar mecanismos como o mercado de carbono e garantir que os pequenos produtores não fiquem à margem dessa agenda, porque inclusão social é essencial para a transformação ambiental”.
Apresentando os dados do estudo Impact Edge, ele destacou a dimensão do impacto ambiental das práticas sustentáveis: “quando falamos em 328 milhões de toneladas de CO₂ equivalente, estamos falando de quase 15% das emissões totais do Brasil, resultado de um conjunto que envolve preservação, manejo responsável e recuperação de áreas, mostrando que sustentabilidade não é discurso, mas sim ativo ambiental de enorme peso para o país”.
Leia mais:
Produção brasileira de algodão deve cair na safra 2025/26
China prolonga investigação que pode afetar mercado global de carne bovina
O especialista ressaltou também a importância social desse movimento. “O agro já gera 2,1 milhões de empregos, ajuda a reduzir o desemprego e ainda avança em tecnologias que economizam água e energia, como irrigação sofisticada, reuso, recircularidade e bioenergia derivada da biomassa e do biometano, criando uma cadeia produtiva que beneficia não só o campo, mas toda a economia”, afirmou.
Lopes apontou que essas práticas começam a ser vistas como valor econômico nas empresas: “Cada iniciativa sustentável passa a ser monetizada, desde a economia de recursos até projetos de segurança no trabalho, e estudos como o Impact Edge ajudam companhias a entender o valor financeiro dessas ações e a priorizar projetos que geram retorno ambiental, social e econômico de forma integrada”.
Ao avaliar a COP30, o executivo disse que a conferência marcou uma mudança de postura. Ele destacou: “Foi uma COP de ação, com 122 países apresentando compromissos, 59 indicadores para medir avanços e uma vitrine para o agro brasileiro mostrar sua tecnologia — tudo em um momento em que o mercado de carbono pode chegar a R$ 300 bilhões, e no qual o Brasil tem potencial para suprir 35% dos créditos globais, criando uma vantagem competitiva inédita para o produtor nacional”.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Governo sanciona projeto que define novo marco para o setor elétrico, com 10 vetos; veja
2
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
3
SÉRIE EXCLUSIVA 4 – O escândalo Ambipar: aquisições desenfreadas e governança paralela impulsionaram derrocada da empresa
4
Grupo Mateus: os mistérios por trás do ajuste no balanço e quantos milhões a rede perdeu
5
Maior plano de saúde do país está em crise; entenda o risco do setor