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Exportações brasileiras tributadas estão sendo redirecionadas ao Canadá, destaca Câmara de Comércio Brasil-Canadá

Publicado 13/08/2025 • 13:41 | Atualizado há 6 horas

Da redação

KEY POINTS

  • Exportações brasileiras para o Canadá cresceram 25% no 1º semestre, atingindo US$ 3,4 bilhões, segundo Hilton Nascimento.
  • Redirecionamento de suco de laranja e outros produtos dos EUA para o Canadá ampliou oportunidades comerciais.
  • Tarifas de Trump são passageiras; foco é fortalecer relações comerciais e tecnológicas com o Canadá.

Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, Hilton Nascimento, diretor-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, comentou sobre como as tarifas do presidente Donald Trump estão estreitando a relação comercial entre Canadá e Brasil. Essa parceria rendeu exportações brasileiras para o Canadá, onde tiveram um marco histórico no primeiro semestre. O crescimento foi de 25% nas vendas externas, somando mais de 3,4 bilhões de dólares.

“Esse resultado das nossas exportações, com esse crescimento significativo, é animador. Chegamos a 3,4 bilhões, quando em 2004 estávamos com 2,7 bilhões”, diz o diretor-presidente.

Ele ainda reforça que todas essas exportações se devem ao agronegócio, principalmente açúcar, café em diversas formas e carne suína. “Houve também a possibilidade de agregar novos produtos, como partes de frango congeladas, juntamente com aquilo que já tradicionalmente exportamos para o Canadá, sendo o ouro, tanto na forma bruta quanto trabalhada, e também a alumina calcinada.”

Redirecionamento de produtos

Hilton ainda comenta sobre que alguns produtos que iriam tradicionalmente para os Estados Unidos estão sendo redirecionados para o Canadá: “Recentemente, fizemos um trabalho com uma empresa brasileira na exportação de suco de laranja. Esse projeto já está atingindo quase 300 lojas no Canadá, que estão recebendo suco brasileiro em substituição ao suco americano.”

Ele ainda diz que acredita, com o passar do tempo, que será possível conseguir novas oportunidades a curto prazo para ocupar esse espaço na área comercial canadense. E que, no Canadá, existe uma campanha muito grande para boicotar produtos dos Estados Unidos, impostas pelo presidente Donald Trump.

Entretanto, ele afirma que a tarifação é passageira e que o mercado precisa ser cauteloso. “Quando ocorre essa substituição, precisamos prestar atenção que o fato de hoje é algo de curto prazo. As tarifas variam de 25%, 35%, 50%, ou seja, mudam a cada momento. Precisamos enxergar que a oportunidade está na construção de relacionamento, para termos, independentemente da tarifa, uma relação comercial mais sólida com o Canadá.”

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Intercâmbio tecnológico e agrícola

O diretor-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá ainda reforça que, com a tarifação, houve um interesse mútuo do Canadá e do Brasil em estreitar mais os laços, e, com isso, está havendo um relacionamento comercial entre a província canadense de Saskatchewan e o estado de Goiás.

“Existem possibilidades de desenvolvimento de negócios tanto na área de inteligência artificial — Goiás e Saskatchewan têm recursos e instituições que desenvolvem soluções nesse segmento — quanto na área do agronegócio. Saskatchewan tem 40% das terras agricultáveis do Canadá, e Goiás possui tecnologias diferenciadas no agronegócio que podem ser amplamente compartilhadas com os canadenses”, finaliza ele.

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