Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Exportações brasileiras tributadas estão sendo redirecionadas ao Canadá, destaca Câmara de Comércio Brasil-Canadá
Publicado 13/08/2025 • 13:41 | Atualizado há 6 horas
Casa Branca reduz expectativas para cúpula entre Trump e Putin
Games e IA expandem receita trimestral da gigante chinesa Tencent
Sphere de Las Vegas vende 120 mil ingressos para sessões ‘revolucionárias’ de ‘O Mágico de Oz’
Aaron Rodgers, da NFL, aposta em startup para criar o “LinkedIn dos atletas”
Candidatos ao Fed, Miran e Bullard dizem que tarifas de Trump não causam inflação
Publicado 13/08/2025 • 13:41 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, Hilton Nascimento, diretor-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, comentou sobre como as tarifas do presidente Donald Trump estão estreitando a relação comercial entre Canadá e Brasil. Essa parceria rendeu exportações brasileiras para o Canadá, onde tiveram um marco histórico no primeiro semestre. O crescimento foi de 25% nas vendas externas, somando mais de 3,4 bilhões de dólares.
“Esse resultado das nossas exportações, com esse crescimento significativo, é animador. Chegamos a 3,4 bilhões, quando em 2004 estávamos com 2,7 bilhões”, diz o diretor-presidente.
Ele ainda reforça que todas essas exportações se devem ao agronegócio, principalmente açúcar, café em diversas formas e carne suína. “Houve também a possibilidade de agregar novos produtos, como partes de frango congeladas, juntamente com aquilo que já tradicionalmente exportamos para o Canadá, sendo o ouro, tanto na forma bruta quanto trabalhada, e também a alumina calcinada.”
Hilton ainda comenta sobre que alguns produtos que iriam tradicionalmente para os Estados Unidos estão sendo redirecionados para o Canadá: “Recentemente, fizemos um trabalho com uma empresa brasileira na exportação de suco de laranja. Esse projeto já está atingindo quase 300 lojas no Canadá, que estão recebendo suco brasileiro em substituição ao suco americano.”
Ele ainda diz que acredita, com o passar do tempo, que será possível conseguir novas oportunidades a curto prazo para ocupar esse espaço na área comercial canadense. E que, no Canadá, existe uma campanha muito grande para boicotar produtos dos Estados Unidos, impostas pelo presidente Donald Trump.
Entretanto, ele afirma que a tarifação é passageira e que o mercado precisa ser cauteloso. “Quando ocorre essa substituição, precisamos prestar atenção que o fato de hoje é algo de curto prazo. As tarifas variam de 25%, 35%, 50%, ou seja, mudam a cada momento. Precisamos enxergar que a oportunidade está na construção de relacionamento, para termos, independentemente da tarifa, uma relação comercial mais sólida com o Canadá.”
Saiba mais:
Lula assina Medida Provisória que ajuda setores afetados pelo tarifaço
Tarifa de 50% e queda de preços podem gerar perdas de R$ 2,9 bi ao setor de suco de laranja
O diretor-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá ainda reforça que, com a tarifação, houve um interesse mútuo do Canadá e do Brasil em estreitar mais os laços, e, com isso, está havendo um relacionamento comercial entre a província canadense de Saskatchewan e o estado de Goiás.
“Existem possibilidades de desenvolvimento de negócios tanto na área de inteligência artificial — Goiás e Saskatchewan têm recursos e instituições que desenvolvem soluções nesse segmento — quanto na área do agronegócio. Saskatchewan tem 40% das terras agricultáveis do Canadá, e Goiás possui tecnologias diferenciadas no agronegócio que podem ser amplamente compartilhadas com os canadenses”, finaliza ele.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL: 🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Oxxo, Kalunga e Rede 28 são citadas em inquérito de corrupção que prendeu dono da Ultrafarma
'Por que demorou tanto?', questionam CEOs e empresários do setor farmacêutico sobre prisão de Sidney Oliveira
Pacote antitarifaço alivia pressão imediata, mas não resolve crise de competitividade, alertam economistas
Lula reage a tarifa dos EUA e defende soberania brasileira na assinatura do pacote antitarifaço
Gayer: Lula antecipa MP do tarifaço a Motta e Alcolumbre para facilitar aprovação