Fluxo total de veículos em estradas pedagiadas cai 1,1% em março em relação a fevereiro, aponta ABCR
Publicado 10/04/2025 • 14:03 | Atualizado há 4 semanas
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Publicado 10/04/2025 • 14:03 | Atualizado há 4 semanas
KEY POINTS
Rodovia Presidente Dutra.
Rovena Rosa/Agência Brasil.
O fluxo total de veículos em estradas com pedágio no Brasil caiu 1,1% em março em comparação a fevereiro, na série ajustada sazonalmente, conforme informado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e pela Tendências Consultoria Integrada. Comparado a março de 2024, o indicador subiu 2,4%.
Nos últimos 12 meses, houve um aumento de 2,8%. Ao comparar os períodos de janeiro a março de 2025 com o mesmo intervalo de 2024, o crescimento foi de 2,0%.
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Na análise por categoria, o fluxo de veículos leves caiu 2,2% em março em relação a fevereiro, mas registrou um aumento de 2,2% em comparação a março de 2024. Houve um crescimento de 2,3% nos últimos 12 meses até março e de 1,7% na comparação do primeiro trimestre de 2025 com o mesmo período de 2024.
“Os dados ressaltam a dinâmica incerta do segmento no início de 2025, mesmo que os níveis ainda estejam aquecidos. Entre os fatores positivos, destacam-se as condições favoráveis do mercado de trabalho, que impactam positivamente o consumo das famílias — embora já se observem sinais de perda de fôlego”, afirmaram os analistas da Tendências Consultoria Thiago Xavier e Davi Gonçalves.
Eles apontam que, por outro lado, as condições de crédito restritivas e as pressões inflacionárias pesam no cenário.
Por sua vez, o fluxo de veículos pesados teve uma leve alta de 0,2% em relação a fevereiro, mas apresentou um aumento significativo de 2,9% comparado a março de 2024. Houve um salto de 4,3% nos últimos 12 meses até março e de 3,0% na comparação do primeiro trimestre de 2025 com o mesmo período de 2024.
De acordo com Xavier e Gonçalves, os números reforçam um cenário de menor ritmo de expansão da demanda por transporte de carga, alinhado ao enfraquecimento observado nos segmentos de varejo e, principalmente, na indústria. “Em contrapartida, a expansão da produção agrícola contribui positivamente, diante dos resultados da colheita de grãos — como soja e milho — e deve movimentar de forma mais significativa o transporte de carga nos próximos meses”, comentaram.
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