CNBC CEO da Nvidia: se eu fosse estudante hoje, usaria a IA para melhorar meu trabalho — não importa a profissão

Brasil

Gripe aviária: RS instala barreiras sanitárias para desinfecção e contenção do foco

Publicado 18/05/2025 • 18:12 | Atualizado há 3 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal confirmou a montagem de sete barreiras sanitárias para a contenção da influenza aviária no município de Montenegro (RS).
  • As barreiras sanitárias a serem implementadas têm o propósito de isolar o foco de gripe aviária, controlando caminhões com cargas de maior risco.
  • 540 propriedades rurais no raio de dez quilômetros do foco serão avaliadas e terão ações de educação sanitárias.
Barreira sanitária de fiscalização quer conter o foco da gripe aviária no RS

Governo do Estados do Rio Grande do Sul

O governo do Rio Grande do Sul anunciou novas medidas após o primeiro registro de foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil. O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura (DDA/Seapi) confirmou a montagem de sete barreiras sanitárias para a contenção da influenza aviária no município de Montenegro (RS), local em que a detecção do vírus de alta patogenicidade foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última sexta-feira (16).

Até o começo da noite do último sábado (17), cinco das sete barreiras já haviam sido instaladas. Estão previstas duas barreiras na BR-386, uma ao norte na RS-124, outra na TF-10, no sentido Triunfo (RS), e três em estradas vicinais.

Leia também:

Gripe aviária: Minas Gerais adota medida preventiva e descarta 450 toneladas de ovos

‘Três investigações sobre gripe aviária estão em curso no Brasil’, diz Ministério da Agricultura

Depois de China e União Europeia, Argentina suspende importação de frango brasileiro

“O objetivo é inspecionar todos os veículos de carga viva, os que transportam ração e fazem coleta de leite, que são veículos que circulam em diversas propriedades rurais. No raio de três quilômetros os automóveis de passeio também serão desinfectados. Os pedestres não são o foco da ação”, disse Francisco Lopes, diretor adjunto do DDA/Seapi.

As barreiras sanitárias a serem implementadas têm o propósito de isolar o foco de gripe aviária, controlando caminhões com cargas de maior risco. “Trabalhamos com dois raios, um de três quilômetros, onde vão ter duas barreiras de desinfecção e uma de bloqueio; e outro de dez quilômetros, onde serão montadas mais quatro barreiras de desinfecção”, explicou. 

No último sábado (17), o secretário adjunto do RS disse que a ‘situação está sob controle’ e que ‘não foram pegos de surpresa’ sobre caso de gripe aviária. “Em 2023, já havíamos trabalhado com focos de influenza em aves silvestres, e no início deste ano nos preparamos para maio, porque sabíamos que esse mês coincide com o cruzamento de aves migratórias vindas do Norte do continente”, explicou.

540 propriedades rurais serão avaliadas

Além disso, serão visitadas em torno de 540 propriedades rurais no raio de dez quilômetros para avaliação e ações de educação sanitárias. O Comando Ambiental da Brigada Militar faz o apoio na segurança e no controle dos veículos nas barreiras, bem como patrulhas volantes na área dos perímetros.

Os policiais auxiliam no controle da circulação de veículos e pessoas com o intuito de isolar por completo o foco do vírus. Além disso, o objetivo é alertar as pessoas que respeitem os bloqueios e barreiras sanitárias e as orientações que por ventura recebam dos policiais militares e dos agentes de Defesa Sanitária Animal. 

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Brasil