Gripe aviária: RS instala barreiras sanitárias para desinfecção e contenção do foco
Publicado 18/05/2025 • 18:12 | Atualizado há 3 horas
CEO da Nvidia: se eu fosse estudante hoje, usaria a IA para melhorar meu trabalho — não importa a profissão
Americanos acreditam que imóveis e ouro são os melhores investimentos de longo prazo; consultores discordam
Jovens da Geração Z abandonam universidade e migram para profissões técnicas nos EUA
Trump diz para Walmart ‘absorver as tarifas’ após a varejista alertar que vai aumentar preços
China mantém controle sobre metais de terras raras após suspender algumas restrições à exportação dos EUA
Publicado 18/05/2025 • 18:12 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Governo do Estados do Rio Grande do Sul
O governo do Rio Grande do Sul anunciou novas medidas após o primeiro registro de foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil. O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura (DDA/Seapi) confirmou a montagem de sete barreiras sanitárias para a contenção da influenza aviária no município de Montenegro (RS), local em que a detecção do vírus de alta patogenicidade foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última sexta-feira (16).
Até o começo da noite do último sábado (17), cinco das sete barreiras já haviam sido instaladas. Estão previstas duas barreiras na BR-386, uma ao norte na RS-124, outra na TF-10, no sentido Triunfo (RS), e três em estradas vicinais.
Leia também:
Gripe aviária: Minas Gerais adota medida preventiva e descarta 450 toneladas de ovos
‘Três investigações sobre gripe aviária estão em curso no Brasil’, diz Ministério da Agricultura
Depois de China e União Europeia, Argentina suspende importação de frango brasileiro
“O objetivo é inspecionar todos os veículos de carga viva, os que transportam ração e fazem coleta de leite, que são veículos que circulam em diversas propriedades rurais. No raio de três quilômetros os automóveis de passeio também serão desinfectados. Os pedestres não são o foco da ação”, disse Francisco Lopes, diretor adjunto do DDA/Seapi.
As barreiras sanitárias a serem implementadas têm o propósito de isolar o foco de gripe aviária, controlando caminhões com cargas de maior risco. “Trabalhamos com dois raios, um de três quilômetros, onde vão ter duas barreiras de desinfecção e uma de bloqueio; e outro de dez quilômetros, onde serão montadas mais quatro barreiras de desinfecção”, explicou.
No último sábado (17), o secretário adjunto do RS disse que a ‘situação está sob controle’ e que ‘não foram pegos de surpresa’ sobre caso de gripe aviária. “Em 2023, já havíamos trabalhado com focos de influenza em aves silvestres, e no início deste ano nos preparamos para maio, porque sabíamos que esse mês coincide com o cruzamento de aves migratórias vindas do Norte do continente”, explicou.
Além disso, serão visitadas em torno de 540 propriedades rurais no raio de dez quilômetros para avaliação e ações de educação sanitárias. O Comando Ambiental da Brigada Militar faz o apoio na segurança e no controle dos veículos nas barreiras, bem como patrulhas volantes na área dos perímetros.
Os policiais auxiliam no controle da circulação de veículos e pessoas com o intuito de isolar por completo o foco do vírus. Além disso, o objetivo é alertar as pessoas que respeitem os bloqueios e barreiras sanitárias e as orientações que por ventura recebam dos policiais militares e dos agentes de Defesa Sanitária Animal.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings