CNBC
Um notebook mostra o logo da coinbase no centro

CNBC Ações da Coinbase despencam com receita decepcionante do segundo trimestre

Brasil

Haddad se reúne com líderes do Congresso neste domingo para discutir alternativas ao IOF. O que esperar?

Publicado 08/06/2025 • 09:46 | Atualizado há 2 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Neste domingo (8), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reunirá com representantes do Congresso para discutir os ajustes no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
  • Neste sábado (7), em entrevista à jornalistas em Paris, na França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que está “tudo acertado” quanto ao IOF.
  • Também no sábado, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, reforçou que as discussões sobre as medidas em relação ao IOF estão “bem encaminhadas”.

Neste domingo (8), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reunirá com representantes do Congresso para discutir os ajustes no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Na última terça-feira (3), após encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com líderes do Congresso e membros da equipe econômica, Haddad assegurou “um alinhamento muito grande” em relação aos parâmetros estabelecidos para encaminhar essas medidas.

“Nós dependemos dos votos do Congresso Nacional. O Congresso Nacional precisa estar convencido de que é o caminho mais consistente do ponto de vista da política macroeconômica”, disse o ministro.

Leia também:

Hugo Motta critica decisão do governo sobre IOF: “Medida equivocada”

Alternativas ao IOF e IPCA centram atenções; investidores avaliam apostas para Copom e Fed

Alta do IOF impulsiona uso de criptomoedas, diz CEO da Parfin

Lula sobre questão do aumento do IOF: ‘Está tudo acertado’

Neste sábado (7), em entrevista à jornalistas em Paris, na França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que está “tudo acertado” quanto ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

“Você pode estar certo de que vai acontecer exatamente o que nós acertamos, sem brigas, sem conflito, apenas fazendo aquilo o que tem que ser feito, conversar, encontrar uma solução e resolver”.

O presidente afirmou que se reuniu esta semana com Haddad, residentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de Gabriel Galípolo, do Banco Central, e Rui Costa, da Casa Civil, para discutir o assunto. “Foi uma belíssima reunião. Está tudo acertado”, destacou.

Também no sábado, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, reforçou que as discussões sobre as medidas em relação ao IOF estão “bem encaminhadas”. Segundo ele, “o objetivo do governo é cumprir o arcabouço fiscal, ou seja, déficit zero”.

Julia Lindner: otimismo de Lula não se confirma entre parlamentares

O otimismo do presidente Lula não se confirma nas conversas com lideranças da Câmara e do Senado, segundo apuração da repórter Julia Lindner, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

Segundo ela, os parlamentares ainda não conhecem o conteúdo completo da proposta que será discutida em reunião deste domingo.

— Ele disse que está tudo acertado, mas não é isso que a apuração aponta, principalmente ouvindo os líderes que participarão da reunião — afirmou Lindner.

O principal ponto em debate é a revisão das isenções tributárias. Parte do governo e lideranças partidárias consideram possível reduzir os benefícios de forma linear ou ajustada entre setores, mas reconhecem dificuldades operacionais.

Além disso, outros temas devem ser tratados, como o aumento de dividendos de estatais para o Tesouro, o limite de repasses do Fundeb e eventuais mudanças em pisos constitucionais de saúde e educação.

A reunião de domingo demonstra interesse do governo em avançar no tema antes do retorno do presidente Lula ao Brasil, previsto para terça-feira (10). Até lá, o governo busca evitar a tramitação de um projeto de decreto legislativo que pretende sustar a medida.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil